O Goiás conseguiu coroar seu ano com classe. Desclassificado no Campeonato Goiano, iniciou mal o Brasileirão. Demitiu o treinador, primeira ação quando as coisas não vão bem em algum clube, não adiantou. Mudou de novo, afinal trocar todos os jogadores seria difícil, sem eficácia alguma. O presidente então vendo que diferentemente a anos anteriores quando o clube largava mal e no segundop turno recuperava-se de forma surpreendente, neste ano as coisas estavam mais difíceis, pulou fora do barco e deixou a nau à deriva. O novo comandante analisou as avarias e antes mesmo do naufrágio estar consolidado avisou que não havia salvação, começou então a analisar a forma de diminuir as perdas.
Contratou um técnico já pensando no ano seguinte, e quando ninguém mais lembrou que 2010 ainda não havia acabado o Goiás surpreende o mundo do futebol e heróicamente, com He-man como protagonista, arranca uma inesperada classificação à final da Sulamericana em um estádio lotado de palmerenses, que após a vitória em Goiânia já analisavam que enfrentariam na final. Veio o primeiro jogo da final e o Goiás amassou o Independente em um Serra Dourada e que praticamente ignorava o rebaixamento no Brasileirão, venceu por 2x0 e poderia ter ampliado se quando com um a mais em campo tivesse tentado definir o confronto ao invés de acomodar-se com os dois gols de vantagem.
A imprensa valorizou a vitória e tratou de identificaro Goiás como participante da Libertadoores 2011, no sorteio dos grupos da competição, perguntavam ao representante da organização se um clube mesmo estando na segunda divisão poderia disputar a principal competição do continente. Mas havia um detalhe, a pouca experiência em competições internacionais do clube esmeraldino, e foi justamente ai que os goianos se perderam, primeiro aceitaram provocações dos argentinos, que falaram aos quatro cantos de Buenos aires que haviam sofrido com a torcida do Goiás. Estratégia muito antiga, que levou os já fanáticos torcedores argentinos a prepararem um clima ainda mais belicoso para o confronto final. O erro do final de jogo no seera dourada em que deixaram de ampliar o score e definir de vez o título. Anterior a partida foguetes atormentaram a noite dos jogadores, os matreiros dirigentes argentinos não permitiram que os goianos pusessem suas chuteiras no alçapão de Avellaneda, fazendo com que conhecessem o gramado somente no momento da partida, os inesperientes dirigentes goianos puderam apenas espernear e esbravejar.
Veio então o fatídico jogo. Toda a catimba argentina pode funcionar dentro de campo, mas jamais ganhará jogo. O que se viu então foi um Goiás assustado com o ambiente, mas quando detinha a posse de bola conseguia valoriza-la, como se deve fazer em ocasiões assim. Tudo corria bem, até o momento em que os "rojos" que jogavam de azul acharam um gol, o estádio veio abaixo e parecia que aquilo poderia afetar ainda mais os nervos dos esmeraldinos. Aconteceu justamente o contrário que levou um grande balde de água fria foi a torcida local quando em seguida o herói Rafael Moura empatou. O jogo seguiu equlibrado, porém no segundo tempo o Independiente em duas falhas da defesa conseguiu o resultado que levaria a prorogação e possíveis penalidades. O Goiás passou o restante do jogo e toda a prorrogação mostrando a todos sua inesperiência, diante de um time exaurido pela busca do resultado de dois gols, e de uma torcida em silêncio pelo que acontecia em campo, o time disperdiçou inúmeras oportunidades de fazer um gol que com os argentinos profundamente abatidos daria o primeiro título internacional aos goianos. O resto do filme foi previsível, o herói apanha muito e no finalzinho consegue acertar um golpe fatal no vilão vencendo a partida. Felipe caprichou tanto na cobrança que acabou acertando a trave e deu aos argentinos o título, aos gremistas a participação na Libertadores, ao Flamengo a vaga na Sulamericana 2011 e ao simpático São José gaúcho vaga na Copa do Brasil 2011. Foi realmente um fechamento de ano com classe. Melhor sorte aos goianos em 2011 na série B.
sexta-feira, 31 de dezembro de 2010
Fim meio previsto....
Conca jogou as 38 partidas e foi sem dúvidas o craque do Campeonato |
O Brasileirão 2010 teve seu último ato no domingo, com a conquista do Fluminense. Até certo ponto nenhuma surpresa, a não ser pela inesperada resistência bugrina em levar o gol do título. E para surpresa maior ainda, em Goiânia o alvi-verde do planalto central, mesmo já rebaixado e focado na final da Sulamerticana, ofereceu excelente resistência ao Corinthians em partida que finalizou em um melancólico 0x0. O Cruzeiro fez a sua parte e como prêmio ganhou a participação direta na Libertadores 2011, pois ao ultrapassar o Corinthians, colocou os paulistas na pré-libertadores, o que para quem sonhava com o título foi um balde de água fria. No time do técnico Tite ficou a minha principal decepção na rodada derradeira, pois se o Timão conseguisse fazer um gol antes do Fluminense, daria uma dramaticidade imensa ao já nervoso jogo do Engenhão. Aqui entra em campo o poderosissímo SE, particula condicional da língua portuguesa inútil no futebol, SE o Corinthians fizesse 1x0 no Goiás conseguiriam os cariocas fazer seu gol no retrancadíssimo Guarani? Os cariocas já estavam nervosos com o empate, perdendo o título com uma vitória do Corinthians ficariam ainda mais. Inúteis divagações sobre uma rodada final de campeonato, coisas que somente o apaixonante esporte bretão proporciona aos seus amantes desprezados.
Na luta pela Libertadores o Grêmio fez seu tema de casa como a professora gosta, venceu o Boptafogo com todas as credenciais e agora com a estrelinha da professora grudada no caderno, aguardará a quarta-feira torcendo pelo milagre de Avellaneda.
Na disputa pelo acesso, sim por que os dois estavam rebaixados e ganharam uma partida extra para disputarem um campeonato de um jogo só. Ao Vitória a vantagem de jogar em casa, ao Atlético-GO a vantagem do empate. Na partida, os baianos não tiveram a competência de fazer um gol e mereceram o castigo de participar por um ano da série B, tomara que retornem e que o Bahia permaneça pois assim como santa catarina que terá finalmente um clássico pela primeira divisão do Brasileirão, a terra de Ivete Sangalo e Claudia Leite também merece um espetáculo semelhante.
quinta-feira, 2 de dezembro de 2010
Goiás, agora é calma..
O Goiás obteve ontem um excelente resultado na primeira partida frente ao Independente. Os dois gols de vantagem deixam o time goiano bem próximos de disputarem a Libertadores de 2011 e de chegarem a seu primeiro título internacional.
O ponderado técnico Artur Neto, que se tivesse sido contratado quando a direção optou por Jorginho talvez tivesse salvado a equipe do rebaixamento, terá que colocar em prática seu discurso pós jogo, de não deixar o otimismo tomar conta, colocar os jogadores com o pé no chão e cientes de toda a pressão que a torcida adversária fará em Avellaneda. Dentro de campo , o Goiás provou ontem que é superior aos argentinos, falta ao time goiano o que sobra aos argentinos, a experiência de finais internacionais, onde a catimba e a malícia fazem toda a diferença. Somente fatores extra campo conseguirão fazer com que o Goiás não pratique o mesmo futebol exibido ontem e conquiste seu primeiro título internacional.
Arbitragem poderá ser problema na Argentina |
Partida em Avellaneda será bem disputada |
Fluminense campeão, mas e o resto?
Domingo as equipes entram em campo pela última vez este ano pelo Brasileirão. Metade das partidas envolvem equipes que ainda sonham com alguma coisa, e outra metade, quando muito pensa em Sulamericana, principalmente depois que a competição garante vaga na Libertadores seguinte.
Na disputa do título, acredito em favas contadas, já que o motivado e quase completo grupo de jogadores dop Fluminense pega em casa, com estádio previamente lotado o já rebaixado Guarani, dificilmente Fred, Conca, Émerson e Cia Ltda deixarão o título escapar por entre os dedos. Discute-se muito por ai a tal de mala branca, mas não acredito que dinheiro dê futebol ao time do Guarani, então aos torcedores pó de arroz, mandem cofeccionar as faixas, pois o domingo será de comemorações intensas, e não se esqueçam se beberem, me convidem. Enquanto isso, Corinthians e Cruzeiro estarão enfrentando Goiás e Palmeiras, ambos os adversários com equipes no máximo mistas, fazendo suas vitórias e na espreita de um tropeço dos cariocas.
Em Porto Alegre, Grêmio e Botafogo lutam para ver quem poderá ser a vítima do trote goiano. Na disputa pelo quarto lugar, o Grêmio leva três vantagens, joga por vitória, joga por empate e joga em casa. O Botafogo vem ao sul tentando o quarto lugar para continuar sonhando com a Libertadores 2011. Quem ficar em quarto lugar ganhará o direito de secar o Goiás na quarta e correrá o risco de servir de chacota aos rivais caso o Goiás confirme o título.
Fogo mesmo vai ter em Salvador, o Barradão irá sacudir com o confronto de morte entre Vitória e Atlético-GO. Este deve ser o confronto mais equilibrado da rodada, pois ambos estão desesperados e quase não há vantagem para nenhum lado, pois se o Vitória joga em casa, o Atlético tem o empate a seu favor. As equipes terão o calor do verão baiano, o nervosísmo, a ansiedade e o clima da torcida como ingredientes para o que deve ser o jogo mais emocionante da rodada.
Sem o Maracanã, festa deverá ser no Engenhão |
Olímpico lotado aguarda pelo Botafogo |
No Barradão o clima será de nervosísmo |
Assinar:
Postagens (Atom)