O Grêmio parece que finalmente se achou na temporada, estamos entrando no décimo mês do ano e finalmente o esquema tático está definido, é o 4-4-2. O técnico Renato acertou a equipe e agora ela finalmente apresenta um padrão dentro e fora do Olímpico.
A defesa tem no goleiro Victor sua maior segurança, o lateral direito Gabriel assumiu a posição e ninguém mais lembra que Edílson ainda está em Porto Alegre, na lateral esquerda Fábio Santos é lateral nota seis, não compromete, mas nunca decidirá uma partida, Lúcio surge como alternativa para a posição, voltando de lesão pode ser mais eficiente que o atual titular. Na zaga está a parte mais fraca da equipe, Vilson é jogador de grupo, irregular e afobado demais para ser titular. Rafael Marques passa por boa fase e no momento apresenta qualidade suficiente para jogar, porém tem se mostrado irregular nas últimas temporadas. A volta de Mário Fernandes dará mais qualidade ao setor, mas a contratação de mais um jogador é necessária.
No meio campo há diversas opções, a parte defensiva tem um volante que é tão contestado quanto competente nas tarefas defensivas, Ferdinando que se acertar mais passes poderá ganhar espaço no grupo, atualmente os dois titulares Adílson e Fábio Rochembach são segundos volantes mas não tem comprometido, Rochembach inclusive tem qualidade para atuar mais adiantado e pode ser opção. William Magrão ainda corre por fora nesta disputa pois não conseguiu adquirir ritmo de jogo depois da grave lesão de joelho em 2008. Na parte ofensiva Douglas e Souza formam boa dupla de armadores, alternando atuações boas e outras nem tanto, tem criado boas situações de gol. As alternativas são Maílson que tem poder de marcação superior ou Roberson que dá mais poder ofensivo e movimentação ao setor, aliás esta foi uma das descobertas do atual treinador gremista. Leandro também quer espaço no grupo mas não consegue sequência em função das constantes lesões.
O ataque tricolor é a melhor notícia do ano, Jonas, artilheiro do Brasileirão, tem feito grandes atuações e se permanecer, pois será bastante assediado ao final da temporada, terá bastante trabalho para manter a média. Borges teve um excelente inicio de temporada, porém algumas lesões acabaram com seu ritmo e o número de gols foi bom, mas deixou aquela impressão de que poderia ter sido melhor. André Lima chegou e somente agora terá uma sequência de jogos, terá de melhorar sua performace para tentar permanecer para 2011. Bérgson não mostrou nada que impressione e terá que jogar mais na base para ter novas chances. Os recém contratados Junior Viçosa e Diego são incógnitas e terão até o final do ano para mostrar serviço.
A base deve revelar novos nomes para a próxima temporada, Saimon, Neuton, Spessato e Pessali já despontam, outros devem surgir, o fato é que buscar Libertadores neste momento é sonho, embora tenha a melhor campanha do returno, os pontos perdidos na primeira parte do campeonato farão falta e somente com uma combinação fantástica de resultados que não parece que vá acontecer é que o Grêmio terá alguma meta no ano, resta aguardar por um 2011 melhor.