segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Após três rodadas clubes começam a mostrar a que vieram no Gauchão

Se foram as três primeiras rodadas. Com exceção de São Paulo e Brasil, que pela interdição do Aldo Dapuzzo ficaram uma rodada atrasados, o restante já começa a posicionarem e definirem o que vieram buscar. Algumas surpresas, positivas ou negativas já começam a aparecer, resta saber se irão confirmar.
Quem está acima do esperado: O Inter sub-23 surpreende pelas 3 vitórias. Normalmente a dupla jogando com jovens tem enfrentado problemas contra o interior. O Grêmio confirmou a regra perdendo para o São José e vencendo no fim o Lajeadense na Arena. O São Paulo de Rio Grande ainda não jogou em casa, mas tem 4 pontos em dois jogos e começa a afastar-se dos que brigam para não cair, que seria seu lugar na perspectiva antes de iniciar o Campeonato. O Brasil-PE, vindo da segundona, contaria com a ajuda do Bento Freitas para permanecer na elite. Porém até agora conhece apenas um resultado: vitória. Parece que antes mesmo do que se previa os rubro-negros de Pelotas garantirão a permanência e com isso ganham fôlego e apoio da massa xavante para pensar em mais coisas nesse estadual.
Quem está decepcionando: O Pelotas, maior vencedor do segundo semestre de 2013, já garantido na Série D da Campeonato Brasileiro, teve tempo e a certeza do calendário anual para montar o grupo. Porém parece que os áuri-cerúleos perderam a fome de vitórias. O máximo que a equipe de Paulo Porto conseguiu foi um empate em três jogos e com isso o técnico passa a correr risco. O São Luiz de Ijuí chegou a final do primeiro turno em 2013, esperava-se no mínimo que não sofresse com a ameaça do rebaixamento. Mas na terceira rodada o alvi-rubro da colméia do trabalho marcou apenas um ponto e com isso tal qual aconteceu com Tonho Gil em 2013, Beto Almeida perdeu o cargo para Mauro Ovelha. Ao contrário do ano passado quando, com um bom grupo contratou um técnico que conhece o Gauchão, esse ano o grupo tem carências e o comandante que chega não tem como característica boas campanhas por estas bandas. O Aimoré, lanterna da competição deveria ser enquadrado nesta categoria, mas como o calendário não foi favorável ao Índio Capilé, prefiro aguardar mais duas rodadas, estas serão decisivas para a campanha leopoldense.
Dentro do que se esperava, um pouco acima ou um pouco abaixo: As demais equipes estão dentro do que eu esperava. O Grêmio, dificuldade com a base e sobrou com os titulares. Juventude e Caxias farão papel secundário, em um nível acima do interior e abaixo da dupla Grenal. Do São José e do Novo Hamburgo eu esperava esse perde e ganha entre San Juan e Mendoça não correm riscos de cair e também não ofuscarão os que buscam o título. Dos que estão um pouco acima estão o Esportivo, que com uma equipe desconhecida arranca bem, precisa manter para não correr riscos e o Cruzeiro, que com parcos recursos consegue, no ano do seu centenário e da inauguração do seu novo estádio em Cachoeirinha montar uma equipe competitiva. O Passo Fundo também está um pouco acima, mas ainda estamos no início do campeonato e a distância a ser percorrida para jogar sempre será longa para o tricolor do planalto. O Veranópolis está um pouco abaixo, foram três empates, reforços chegando no pentacolor que ainda deve deslanchar na competição. O Lajeadense está dentro da previsão, vai mesmo lutar para não cair.

Nenhum comentário:

Postar um comentário