Após a polêmica da crítica ao calendário pelo Movimento Bom Senso, a Federação Gaúcha de Futebol alterou a forma de disputa do Gauchão. Com a mudança do sistema de dois turnos, fica diminuída a chance de erros na montagem de grupos. Não haverá mais aquela inter-temporada entre os turnos para mudança geral nos grupos, como fizeram Novo Hamburgo e Veranópolis em 2013 conseguindo fugir do rebaixamento. Com isso, analisando a montagem dos grupos para a disputa da competição, acredito que 5 equipes são, na minha opinião candidatas ao rebaixamento.
São Paulo-RG - A equipe do sul do estado foi a primeira a garantir na divisão de acesso de 2013. No entanto, devido a divisões políticas internas, nada da base que garantiu o acesso foi mantido e um grupo de jogadores e comissão técnica totalmente novos foram contratados pelo novo presidente Domingos Escovar. Além disso o alto valor destinado à necessária reforma do Estádio Aldo Dapuzzo, comprometerá a possibilidade de novas contratações no decorrer do estadual.
Cruzeiro - Escapou na última rodada em 2013, vencendo o Cerâmica fora de casa, mas parece que não aprendeu a lição. Trouxe um treinador sem experiência no futebol gaúcho o que já foi decisivo em outros clubes rebaixados. A base que vinha sendo mantida de outros anos não voltou ao clube. A mudança de Porto Alegre para Cachoeirinha sugou os parcos recursos que o time obtém. Porém em outros anos o Cruzeiro também deu indícios que lutaria para não cair e se manteve na elite com certa tranquilidade.
Lajeadense - Atual vice campeão gaúcho o clube do Vale do Taquari, focou seus esforços na Série D do Campeonato Brasileiro em 2013. Com isso acabou atrasando salários e não conseguindo manter a base de atletas que vinha sendo mantida nas últimas duas temporadas. A parceria com um grupo de empresários pode salvar o clube, mas não será fácil a permanência. É um dos poucos que tem capacidade de endividamento e pode buscar reforços no decorrer da competição.
Passo Fundo - O time do Planalto Médio sofre pela distância que precisa percorrer para atuar fora de casa. Ao lado do São Luiz são as equipes que irão passar mais tempo dentro de ônibus e ao mesmo tempo perderão mais tempo de treinamentos dando aos jogadores tempo para recuperação das viagens. O grupo de jogadores formado para o regional está abaixo do de 2013 e por isso é mais um candidato a lutar para permanecer apenas.
Esportivo - O clube de Bento Gonçalves vai para mais um ano na Elite, porém ao contrário de outros anos, não tem nenhuma base de time formado. Foi contratado um técnico de renome, Émerson Ávila, com passagem pela base da seleção brasileira. O clube trouxe jogadores da base de grandes clubes da Série A do Campeonato Brasileiro. O que pode determinar tanto em uma equipe que se mantenha com tranquilidade na primeira divisão, como uma equipe de depois de uma mínima sequência de maus resultados perde o interesse na competição, pois os jogadores trazidos da base de Goiás e Fluminense já começarão a pensar em que equipes jogarão no segundo semestre. Essa falta de comprometimento pode acabar sendo fatal para o clube da serra.
Estes são na minha opinião os principais candidatos ao rebaixamento. Claro que exceto a dupla Grenal e a Dupla Caju, as demais entram no Campeonato buscando a tábua de salvação dos 16 pontos para depois aspirarem outros objetivos. E obviamente não sou nenhum vidente, mas se ao final do torneio dois dos três rebaixados estiverem entre os clubes citados acima já me dou por satisfeito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário