sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Coronel Nascimento e o caos no RJ



Não é filme, é ação do BOPE no RJ mesmo
 
Toda a onda de violência que assola a capital carioca tem no fundo um reflexo do sucesso de Tropa de Elite 2 nos cinemas. Os governantes cariocas viram que a população aprovou a forma com que os militares do BOPE enfrentaram o crime organizado no filme e chamaram seus comandantes de polícia:
- Olhem o exemplo do Coronel Nascimento, chamem seus comandados, organizem uma ação tática e invadam aqueles morros, quero ser o Coronel Nascimento!
Porém os entusiasmados governantes esqueceram de um mero detalhe, que o filme não mostra, pois como película não é comercial mostrar a vida de trabalhadores, os morros do RJ não são um lugar onde a população é formada por criminosos cruéis, eles até existem e se escondem lá pela dificuldade de acesso da polícia. A grande maioria dos moradores das favelas são trabalhadores, gente simples que está tendo sua rotina invadida por tiroteios, perseguições e risco de morrer sem culpa nenhuma. Como ficará uma comunidade que tiver vários dos seus chefes de família, que sustentam muitas pessoas, mortos descendo ou subindo o morro, vítimas de tiroteios entre traficantes e a polícia.
Imagino eu que agora que iniciaram toda a ação da polícia estejam em uma sinuca de bico, pois não podem desistir da ação sob pena de ficarem desmoralizados frente aos bandidos, e também não tem como prosseguir na ação pois a repercussão nacional e mundial está sendo muito ruim para o país que em breve sediará um Copa do Mundo e uma Olimpíada.

A população só sai as ruas em último caso


Craque do Brasileirão

A CBF divulgou a lista dos indicados ao prêmio de melhor jogador do campeonato. Poucas as surpresas, algumas ausências, mas a lista de vencedores deve ser: Fábio, Mariano, Chicão, Réver e Roberto Carlos; Jucilei, Elias Conca e Montillo; Neymar e Jonas. Técnico Muricy Ramalho, Revelação Bruno César e melhor árbitro que seria Sandro Meira Ricci, mas após o episódio Corinthians x Cruzeiro, deve ficar com o aposentado Carlos Eugênio Simon.

Os goleiros indicados foram: Fabio, do Cruzeiro, Jéferson do Botafogo e Victor do Grêmio, todas indicações justas e Fábio deve levar pela campanha do Cruzeiro.
Na lateral direita, Leo Moura do Flamengo, Jonathan do Cruzeiro e Mariano do Fluminense. Deve levar Mariano, que teve uma fase excelente que o levou a seleção.
Na zaga está o problema, não há nenhum grande zagueiro no campeonato e todos tem chance de levar, porém se qualquer um dos seis indicados estivesse ausente na lista ninguém estaria reclamando.
Na lateral esquerda também nao há uma unanimidade, Diego Renan do Cruzeiro e Kléber do Inter fizeram um bom campeonato, assim como Roberto Carlos que deve ser o escolhido em função da boa campanha do Corinthians.
Nos volantes está a supremacia Corinthiana, já que favorecidos pelo esquema tático, Jucilei e Elias marcam e aparecem na frente para concluir, por isso ganharam visibilidade e são favoritos ao prêmio.Fabrício do Cruzeiro e Willians do Flamengo também fizeram um bom campeonato, e se tiver alguma surpresa será Arouca, no embalo dos meninos da Vila, e Marcos Assunção pelas cobranças de falta, podem ameaçar a presença de Elias entre os eleitos.
Na meia não há o que discutir, os argentinos dominam, Conca e Montillo serão os eleitos. D´Alessandro, Paulo Baier, Douglas e Bruno César carregaram suas equipes as boas campanhas mas não obtiveram o mesmo destaque.
No ataque está a outra barbada. Os vencedores dificilmente deixarão de ser Jonas e Neymar, artilheiro e vice-artilheiro do campeonato, Neymar teve um ano fantástico, apesar de todos os erros extra campo. Jonas foi bem no primeiro semestre e desandou a fazer gols após a chegada de Renato ao Grêmio. Os outros indicados, assim como o zagueiros caso estivessem ausentes da lista, ninguém reclamaria por eles. Loco Abreu chegou a ser reserva no retorno da Copa, Kleber continua brigando contra os zagueiros adversários, Éder Luis chegou na janela de transferências e fez alguns gols nos primeiros jogos depois parou, Thiago Ribeiro foi um jogador de velocidade, mas poucos gols e assitências.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Teremos surpresas?

Faltando duas rodadas para o final do Brasileirão, vários clubes já planejam 2011, pois não tem mais nada a fazer no campeonato. Na briga pelo título estão Fluminense, Corinthians e Cruzeiro. Secando os brasileiros na final da Sulamericana estão Grêmio, Botafogo e Atlético-PR. Ainda brigam para não cair Guarani, Vitória, Avaí, Atlético-GO e com menos chances de rebaixamento Flamengo e Atlético-MG. Os restantes não tem mais interesse real na competição, Grêmio Prudente e Goiás já estão classificados para a Série B. Inter, Santos, São Paulo, Palmeiras, Vasco e Ceará não tem mais chances de título ou vaga.


Na briga pela taça, o Fluminense é favorito, uma vez que enfrenta o Palmeiras, que deve escalar desinteressados reservas para facilitar a vida dos cariocas e paralelamente complicar a dos eternos rivais corinthianos. Encerra o campeonato jogando em casa contra o Guarani, este possivelmente já rebaixado. O Corinthians enfrenta duas equipes sem interesse, o Vasco em casa e o Goiás na última rodada. O Cruzeiro define se continua na briga este final de semana, enfrenta no Rio o Flamengo, que ainda tem um pequeno risco de rebaixamento. Ganhando este jogo, recebe na 38º rodada o Palmeiras,provavelmente envolvido na final da Sulamericana e sem interesse no Brasileiro. O favorito é o Fluminense pois pega dois desinteressados e tem vantagem sobre o Corinthians na mesma condição. O Cruzeiro terá que contar com tropeços e vencer os dois jogos, por isso corre por fora.

A disputa pelo sonho da Libertadores via G4 ainda tem interesse do Grêmio, favorito por pegar o Guarani desesperado e o Botafogo em casa . O Botafogo teve suas chances diminuídas após a derrota para os reservas do Inter, recebe o rebaixado Prudente e sai para enfrentar o Grêmio, os paranaenses vão a Fortaleza enfrentar o Ceará, obtendo bom resultado voltam para Curitiba para enfrentar o Avai que ainda estará brigando para não cair. O favorito é o Grêmio pelo retrospecto do segundo turno e por enfrentar adversário direto em casa. O porém está na Sulamericana, onde possivelmente o Palmeiras chegará a final para enfrentar LDU ou Independente, o campeão terá de ser necessariamente de língua espanhola ou o quarto lugar no campeonato terá feito esforço em vão.

Na rabeira da tabela, Prudente e Goiás já caíram, o Guarani por ter Grêmio e Fluminense pela frente é sérissimo candidato, a última vaga deve ficar entre Avaí, que enfrenta o Santos, terá de vencer e torcer para que o Ceará vença o Atlético-PR, assim enfrentaria os paranaenses sem pretensão na última rodada em Curitiba. O Vitória enfrenta o Inter no Beira Rio, seria ótimo, caso não fosse a última partida do colorado em casa e este não estivesse preparando-se para o Mundial Interclubes. A escalação de todo o time titular deve complicar os interesses baianos que na última rodada farão um confronto direto contra o Atlético-GO, e pode ter um fator ainda mais complicante, como estão os três com 40 pontos a decisão de descenso pode acabar no número de vitórias e ai o time baiano está em desvantagem, portanto terá de obter vantagem em pontos para não cair. Os goianos chegaram a abrir vantagem sobre a zona de rebaixamento, porém agora parece que o efeito chegada do técnico Renê Simões acabou e o clube volta a flertar com a segundona. Recebe o São Paulo e terá de vencer pois pega o Vitória em Salvador na última rodada.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Notícias do Mundial.

O Inter recebeu neste sábado a bola que será utilizada no Mundial Interclubes em Abu Dhabi. O modelo é rápido e inconstante, assim como a Jabulani, bola dá última Copa do Mundo. Os jogadores terão tempo para treinar e adapter-se a Speedcell, nome dado a bola pela Adidas, empresa fabricante da bola.

Hoje o técnico Celso Roth define e divulga a lista com os 23 jogadores que irão a Abu Dhabi tentar a conquista do bi-campeonato mundial, os favoritos as vagas, na minha opinião são os seguintes:
Garantidos
Goleiros: Renan, Pato Abondanzieri
Laterais: Nei, Kléber
Zagueiros: Bolívar, Indio, Rodrigo e Juan
Volantes: W. Matias, Guiñazu, Glaydson
Meias: Giuliano, Andrezinho, Tinga, D´Alessandro e Oscar
Atacantes: Rafael Sóbis, Alecsandro, Leandro Damião e Edu

Restam 3 vagas, uma para um goleiro que fica entre Lauro e Muriel, possivelmente um lateral, uma vez que Glaydson é opção para Nei e Juan para Kléber, mas nenhum com vocação ofensiva. O outro nome deve ser Derlei, pois meias e atacantes já estão praticamente definidos.

Chegando a hora dos "importados"

Como se ouve muito por ai, "O Natal tá ai!!!!"

Junto com a época de final de ano vem por ai as festas de tudo o que é local que você pode frequentar durante o ano. Desde aos amigos e colegas de trabalho que farão o indefectível amigo secreto, até a família, que aguarda ansiosa por seus presentes passando pela pessoa que nem merece um presesnte de final de ano, mas que por obrigação, pena ou sentimento semelhante recebe algum presente seu.
A alternativa mais barata e de grande aceitação são os "importados" do Paraguai, China e outros paraísos da eletrônica moderna.

Cabe aqui um questionamento que já nasce morto pela própria cultura do jeitinho brasileiro que impera em nosso país. Posso começar dizendo e expondo números dos valores que este mercado movimenta em uma época como esta, mas, serei mais prático e direto: Jamais conseguiremos acabar com a pirataria, as cópias ilegais e produtos que buscam enganar os consumidores. O motivo para esta afirmação é simples: A cultura brasileira. Desde criança, o pequeno brasileirinho aprende que nem sempre precisa cumprir as leis, a avenida 25 de Março há anos é o lugar de compra de "importados" na maior cidade de São Paulo, será que a polícia nunca parou para perguntar por onde entram todas as milhares de toneladas de equipamentos comercializados? É claro, é óbvio, que sabem e todos sabem que as mercadorias entram através de propina a pessoas da fiscalização. A verdade é dolorida e somente vem à tona quando alguém do sistema corrupto, insatisfeita com os valores recebidos, faz alguma denúncia é que a sociedade conhece a vida como ela é.

Renato de Contrato Novo

A nova direção conseguiu finalmente o que a grande parte da torcida queria, renovou o contrato do treinador. Nem vou entrar na questão merecimento, pois conseguir fazer o returno de campeonato brasileiro dele derrubaria qualquer argumento contrário. Então vamos projetar o futuro:


O Renato sempre foi um cara polêmico e por vezes sincero demais. Dizia o que pensava "doesse em quem doesse". Assim sendo, por inúmeras vezes perdeu oportunidades raras de permanecer em silêncio. Algumas opiniões suas são clássicas, a maior delas que iria "passear" no campeonato de 2008 caso vencesse a Libertadores. essa declaração foi feita após eliminar Boca Juniors e São Paulo da Libertadores, e tendo como oponente na final a LDU, equipe até então sem nenhuma tradição. O resultado todos sabemos LDU campeã e Fluminense quase rebaixado no Brasileiro.

Coloquei isto pois o contexto da chegada de Renato ao Grêmio, não permitiu ao treinador qualquer declaração mais polêmica ou politicamente incorreta, pois a situação do clube não era das melhores.

Apartir do final do Brasileiro, de contrato renovado, se inicia um novo ciclo de Renato dentro do Grêmio, se quando da chegada alguns duvidavam de suas qualidades como treinador, poucos o fazem agora. A torcida, que sempre o teve como ídolo máximo, o transformou em uma espécie de Deus e ai é que reside o grande perigo.

Terá Renato a humildade de seguir fazendo o grande trabalho que realizou em 2010?

Sem dúvida que tendo ele mais tempo para trabalhar, fazendo correções no grupo de jogadores, e tendo uma direção mais ativa é grande a possibilidade de em 2011, o Grêmio conseguir algum título de expressão. Mas o primeiro passo é conseguir manter o trabalho, da maneira que está sendo feito, deixando frases de efeito e possíveis provocações a adversários para a torcida. Este é o desafio que se impõe, estando o clube na Libertadores ou na Copa do Brasil.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Brasil x Argentina

Na única chance Messi resolveu a partida em Doha

Foi um jogo interessante. Como todo clássico, não teve nada de amistoso, mas serviu para entendermos que a seleção de Mano Menezes precisará de testes fortes com frequência, poiseste jogo deixou claro que as partidas contra EUA, Irã e Ucrânia foram enganosos no quesito resultado a ser considerado.
A defesa da seleção é boa, Daniel Alves jogou bem, poderia ter cobrado algumas faltas que deixou para Ronaldinho errar. Thiago Silva está em grande fase voltando a ser o Monstro consagrado no Fluminense. David Luiz é a surpresa do ano no setor defensivo, hoje poucos meses pós Copa não se sente falta nem de Lúcio nem de Juan. A lateral esquerda é ainda o ponto de interrogação, André Santos não chega a comprometer, até jogou bem contra os adversários fracos, porém ainda falta um lgo a mais a ele, permanece ali pois não há outro nome que possa ser lembrado.
No meio campo a parte defensiva não compromete, Lucas achou seu melhor desempenho no Liverpool e na seleção, Ramires faz a saída e cobertura pela direita, enquanto Elias executa as mesmas tarefas pela esquerda, ambos com eficiência defensiva e podendo chegar mais a frente sem a bola, já que Lucas fica sempre a frente da zaga. na armação é que está o problema. Ronaldinho jogou solto e não fez lá grande coisa, Douglas entrou e armou o contra ataque do gol de Messi, falta alguém que faça a armação das jogadas, as maiores eesperaças do torcedor brasileiro vem dos lesionados Kaká e Ganso.
A peça ofensiva precisa necessariamente de um centroavante de área para funcionar. Com Pato lesionado Mano testou um ataque mais movediço com Robinho e Neymar que não aprovou, entrou André que deve ser um leão de treino pois nunca mostrou nada desde que vem sendo convocado.
Nos resta aguardar por um 2011 com jogos mais interessantes e testes realmente fortes para poder ver se mano menezes conseguirá impor a seleção uma maneira de conseguir colocar toda a qualidade de seu futebol em campo.

Propagandas no Futebol

Li uma reportagem sobre a evolução da propaganda no futebol. O principal fato foi a transposição dos gramados para as ruas, fato que ainda não ocorreu no Brasil, mas que devido ao Mundial de 2014, deve chegar em breve as nossas avenidas. Seguem algumas imagens para que possamos ir imaginando como ficarão nossas cidades:




As páginas dos impressos ganharão divertidos anúncios, focando no torcedor e suas principais paixões:


River derruba Boca, com direito a queda de treinador



No dia em que Brasil e Argentina se enfrentam em Doha no Catar, vale uma nota rápida sobre o futebol na terra de D10S. Ontem ocorreu mais um Superclássico, segundo os hermanos o maior clássico de futebol do mundo e um dos maiores da Argentina, o jogo foi no estádio do River, o Monumental de Nunes, e o vencedor foi o time da casa por 1 x 0, gol do ex zagueiro do Boca Maidana (que não é aquele que jogou no Grêmio). Após a derrota o técnico dos "bosteros" pediu demissão. Claudio Borghi anunciou na coletiva pós jogo seu pedido de afastamento, a diretoria do clube marcou uma coletiva para a tarde de hoje quando será anunciada oficialmente a saída de Borghi. Com a derrota no Superclássico o Boca fica sem chances de classificação para a Copa Libertadores de 2011.

Missão dada, missão cumprida !

O Capitão e agora recém empossado Coronel Nascimento está próximo de atingir sua maior missão desde que o filme Tropa de Elite surgiu. Informalmente ele já é o filme mais visto da história cinematográfica brasileira, pois como tem atualmente 9,5 milhões de espectadores, superou os 10,7 milhões de Dona Flor e seus Dois Maridos, detentor do recorde nos últimos 34 anos. Explico o por quê da afirmação: A pirataria já deu os 1,2 milhões de expectadores que faltam para Tropa alcançar o filme de Sônia Braga. Além disso já se projeta que em duas semanas o Coronel Nascimento chegará a este número de maneira oficial. Resta apenas uma pergunta:
Como teria sido o rendimento de Tropa I se o filme não tivesse vazado bem antes de sua estréia nas salas de cinema?

O alvo é você que ainda não foi ve-lo no cinema

Agora tenho certeza...

Na terça feira, ainda sobre toda a polêmica do jogo em que a Comissão Nacional de Arbitragem, que mudou sua sigla para CBF, ofereceu ao Sport Clube Corinthians Paulista mais um título de Campeonato Brasileiro. Ocorre que leio que o juíz do último título corinthiano, aquele em que Fábio Costa comete penalti em Tinga (foto acima) e o juíz não marca e ainda expulsa Tinga por tentar tirar o título do Parque São Jorge, o glorioso Marcio Rezende de Freitas.

Pois o referido ex-juiz (chamá-lo de árbitro seria uma ofensa aos apitantes de hoje) é atualmente comentarista de arbitragem e declarou em alto e bom som que o suposto penalti do zagueiro Cruzerense Gil em Ronaldo ocorreu!!!! Até aquele momento eu me mantinha ainda indeciso pois lances como aquele dependem da interpretação do árbitro durante toda a partida, como não assisti o jogo completo, não sei qual o critério que Sandro Meira Ricci vinha seguindo. Porém quando li a declaração, imediatamente obtive posicionamento, se alguém de tão alto grau de conhecimento, com experiência de ter sido do quadro de árbitros da FIFA me diz que foi penalti, não me resta mais indecisão, proclamo em alto e bom som:

- NÃO FOI PENALTI NO RONALDO E O CORINTHIANS SERÁ CAMPEÃO BRASILEIRO DE 2010.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Mudanças no Blog

Após um bom tempo afastado, o blog está de volta. As mudanças não são somente de lay-out, agora o blog passa a tratar de assuntos diversos. Tudo o que chamar a atençao será assunto para discussão. Por óbvio que a minha paixão maior, o futebol jamais ficará abandonada, principalmente neste início predominará.

Benvindos so nosso novo espaço!