A nova direção conseguiu finalmente o que a grande parte da torcida queria, renovou o contrato do treinador. Nem vou entrar na questão merecimento, pois conseguir fazer o returno de campeonato brasileiro dele derrubaria qualquer argumento contrário. Então vamos projetar o futuro:
O Renato sempre foi um cara polêmico e por vezes sincero demais. Dizia o que pensava "doesse em quem doesse". Assim sendo, por inúmeras vezes perdeu oportunidades raras de permanecer em silêncio. Algumas opiniões suas são clássicas, a maior delas que iria "passear" no campeonato de 2008 caso vencesse a Libertadores. essa declaração foi feita após eliminar Boca Juniors e São Paulo da Libertadores, e tendo como oponente na final a LDU, equipe até então sem nenhuma tradição. O resultado todos sabemos LDU campeã e Fluminense quase rebaixado no Brasileiro.
Coloquei isto pois o contexto da chegada de Renato ao Grêmio, não permitiu ao treinador qualquer declaração mais polêmica ou politicamente incorreta, pois a situação do clube não era das melhores.
Apartir do final do Brasileiro, de contrato renovado, se inicia um novo ciclo de Renato dentro do Grêmio, se quando da chegada alguns duvidavam de suas qualidades como treinador, poucos o fazem agora. A torcida, que sempre o teve como ídolo máximo, o transformou em uma espécie de Deus e ai é que reside o grande perigo.
Terá Renato a humildade de seguir fazendo o grande trabalho que realizou em 2010?
Sem dúvida que tendo ele mais tempo para trabalhar, fazendo correções no grupo de jogadores, e tendo uma direção mais ativa é grande a possibilidade de em 2011, o Grêmio conseguir algum título de expressão. Mas o primeiro passo é conseguir manter o trabalho, da maneira que está sendo feito, deixando frases de efeito e possíveis provocações a adversários para a torcida. Este é o desafio que se impõe, estando o clube na Libertadores ou na Copa do Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário