O Goiás conseguiu coroar seu ano com classe. Desclassificado no Campeonato Goiano, iniciou mal o Brasileirão. Demitiu o treinador, primeira ação quando as coisas não vão bem em algum clube, não adiantou. Mudou de novo, afinal trocar todos os jogadores seria difícil, sem eficácia alguma. O presidente então vendo que diferentemente a anos anteriores quando o clube largava mal e no segundop turno recuperava-se de forma surpreendente, neste ano as coisas estavam mais difíceis, pulou fora do barco e deixou a nau à deriva. O novo comandante analisou as avarias e antes mesmo do naufrágio estar consolidado avisou que não havia salvação, começou então a analisar a forma de diminuir as perdas.
Contratou um técnico já pensando no ano seguinte, e quando ninguém mais lembrou que 2010 ainda não havia acabado o Goiás surpreende o mundo do futebol e heróicamente, com He-man como protagonista, arranca uma inesperada classificação à final da Sulamericana em um estádio lotado de palmerenses, que após a vitória em Goiânia já analisavam que enfrentariam na final. Veio o primeiro jogo da final e o Goiás amassou o Independente em um Serra Dourada e que praticamente ignorava o rebaixamento no Brasileirão, venceu por 2x0 e poderia ter ampliado se quando com um a mais em campo tivesse tentado definir o confronto ao invés de acomodar-se com os dois gols de vantagem.
A imprensa valorizou a vitória e tratou de identificaro Goiás como participante da Libertadoores 2011, no sorteio dos grupos da competição, perguntavam ao representante da organização se um clube mesmo estando na segunda divisão poderia disputar a principal competição do continente. Mas havia um detalhe, a pouca experiência em competições internacionais do clube esmeraldino, e foi justamente ai que os goianos se perderam, primeiro aceitaram provocações dos argentinos, que falaram aos quatro cantos de Buenos aires que haviam sofrido com a torcida do Goiás. Estratégia muito antiga, que levou os já fanáticos torcedores argentinos a prepararem um clima ainda mais belicoso para o confronto final. O erro do final de jogo no seera dourada em que deixaram de ampliar o score e definir de vez o título. Anterior a partida foguetes atormentaram a noite dos jogadores, os matreiros dirigentes argentinos não permitiram que os goianos pusessem suas chuteiras no alçapão de Avellaneda, fazendo com que conhecessem o gramado somente no momento da partida, os inesperientes dirigentes goianos puderam apenas espernear e esbravejar.
Veio então o fatídico jogo. Toda a catimba argentina pode funcionar dentro de campo, mas jamais ganhará jogo. O que se viu então foi um Goiás assustado com o ambiente, mas quando detinha a posse de bola conseguia valoriza-la, como se deve fazer em ocasiões assim. Tudo corria bem, até o momento em que os "rojos" que jogavam de azul acharam um gol, o estádio veio abaixo e parecia que aquilo poderia afetar ainda mais os nervos dos esmeraldinos. Aconteceu justamente o contrário que levou um grande balde de água fria foi a torcida local quando em seguida o herói Rafael Moura empatou. O jogo seguiu equlibrado, porém no segundo tempo o Independiente em duas falhas da defesa conseguiu o resultado que levaria a prorogação e possíveis penalidades. O Goiás passou o restante do jogo e toda a prorrogação mostrando a todos sua inesperiência, diante de um time exaurido pela busca do resultado de dois gols, e de uma torcida em silêncio pelo que acontecia em campo, o time disperdiçou inúmeras oportunidades de fazer um gol que com os argentinos profundamente abatidos daria o primeiro título internacional aos goianos. O resto do filme foi previsível, o herói apanha muito e no finalzinho consegue acertar um golpe fatal no vilão vencendo a partida. Felipe caprichou tanto na cobrança que acabou acertando a trave e deu aos argentinos o título, aos gremistas a participação na Libertadores, ao Flamengo a vaga na Sulamericana 2011 e ao simpático São José gaúcho vaga na Copa do Brasil 2011. Foi realmente um fechamento de ano com classe. Melhor sorte aos goianos em 2011 na série B.
sexta-feira, 31 de dezembro de 2010
Fim meio previsto....
Conca jogou as 38 partidas e foi sem dúvidas o craque do Campeonato |
O Brasileirão 2010 teve seu último ato no domingo, com a conquista do Fluminense. Até certo ponto nenhuma surpresa, a não ser pela inesperada resistência bugrina em levar o gol do título. E para surpresa maior ainda, em Goiânia o alvi-verde do planalto central, mesmo já rebaixado e focado na final da Sulamerticana, ofereceu excelente resistência ao Corinthians em partida que finalizou em um melancólico 0x0. O Cruzeiro fez a sua parte e como prêmio ganhou a participação direta na Libertadores 2011, pois ao ultrapassar o Corinthians, colocou os paulistas na pré-libertadores, o que para quem sonhava com o título foi um balde de água fria. No time do técnico Tite ficou a minha principal decepção na rodada derradeira, pois se o Timão conseguisse fazer um gol antes do Fluminense, daria uma dramaticidade imensa ao já nervoso jogo do Engenhão. Aqui entra em campo o poderosissímo SE, particula condicional da língua portuguesa inútil no futebol, SE o Corinthians fizesse 1x0 no Goiás conseguiriam os cariocas fazer seu gol no retrancadíssimo Guarani? Os cariocas já estavam nervosos com o empate, perdendo o título com uma vitória do Corinthians ficariam ainda mais. Inúteis divagações sobre uma rodada final de campeonato, coisas que somente o apaixonante esporte bretão proporciona aos seus amantes desprezados.
Na luta pela Libertadores o Grêmio fez seu tema de casa como a professora gosta, venceu o Boptafogo com todas as credenciais e agora com a estrelinha da professora grudada no caderno, aguardará a quarta-feira torcendo pelo milagre de Avellaneda.
Na disputa pelo acesso, sim por que os dois estavam rebaixados e ganharam uma partida extra para disputarem um campeonato de um jogo só. Ao Vitória a vantagem de jogar em casa, ao Atlético-GO a vantagem do empate. Na partida, os baianos não tiveram a competência de fazer um gol e mereceram o castigo de participar por um ano da série B, tomara que retornem e que o Bahia permaneça pois assim como santa catarina que terá finalmente um clássico pela primeira divisão do Brasileirão, a terra de Ivete Sangalo e Claudia Leite também merece um espetáculo semelhante.
quinta-feira, 2 de dezembro de 2010
Goiás, agora é calma..
O Goiás obteve ontem um excelente resultado na primeira partida frente ao Independente. Os dois gols de vantagem deixam o time goiano bem próximos de disputarem a Libertadores de 2011 e de chegarem a seu primeiro título internacional.
O ponderado técnico Artur Neto, que se tivesse sido contratado quando a direção optou por Jorginho talvez tivesse salvado a equipe do rebaixamento, terá que colocar em prática seu discurso pós jogo, de não deixar o otimismo tomar conta, colocar os jogadores com o pé no chão e cientes de toda a pressão que a torcida adversária fará em Avellaneda. Dentro de campo , o Goiás provou ontem que é superior aos argentinos, falta ao time goiano o que sobra aos argentinos, a experiência de finais internacionais, onde a catimba e a malícia fazem toda a diferença. Somente fatores extra campo conseguirão fazer com que o Goiás não pratique o mesmo futebol exibido ontem e conquiste seu primeiro título internacional.
Arbitragem poderá ser problema na Argentina |
Partida em Avellaneda será bem disputada |
Fluminense campeão, mas e o resto?
Domingo as equipes entram em campo pela última vez este ano pelo Brasileirão. Metade das partidas envolvem equipes que ainda sonham com alguma coisa, e outra metade, quando muito pensa em Sulamericana, principalmente depois que a competição garante vaga na Libertadores seguinte.
Na disputa do título, acredito em favas contadas, já que o motivado e quase completo grupo de jogadores dop Fluminense pega em casa, com estádio previamente lotado o já rebaixado Guarani, dificilmente Fred, Conca, Émerson e Cia Ltda deixarão o título escapar por entre os dedos. Discute-se muito por ai a tal de mala branca, mas não acredito que dinheiro dê futebol ao time do Guarani, então aos torcedores pó de arroz, mandem cofeccionar as faixas, pois o domingo será de comemorações intensas, e não se esqueçam se beberem, me convidem. Enquanto isso, Corinthians e Cruzeiro estarão enfrentando Goiás e Palmeiras, ambos os adversários com equipes no máximo mistas, fazendo suas vitórias e na espreita de um tropeço dos cariocas.
Em Porto Alegre, Grêmio e Botafogo lutam para ver quem poderá ser a vítima do trote goiano. Na disputa pelo quarto lugar, o Grêmio leva três vantagens, joga por vitória, joga por empate e joga em casa. O Botafogo vem ao sul tentando o quarto lugar para continuar sonhando com a Libertadores 2011. Quem ficar em quarto lugar ganhará o direito de secar o Goiás na quarta e correrá o risco de servir de chacota aos rivais caso o Goiás confirme o título.
Fogo mesmo vai ter em Salvador, o Barradão irá sacudir com o confronto de morte entre Vitória e Atlético-GO. Este deve ser o confronto mais equilibrado da rodada, pois ambos estão desesperados e quase não há vantagem para nenhum lado, pois se o Vitória joga em casa, o Atlético tem o empate a seu favor. As equipes terão o calor do verão baiano, o nervosísmo, a ansiedade e o clima da torcida como ingredientes para o que deve ser o jogo mais emocionante da rodada.
Sem o Maracanã, festa deverá ser no Engenhão |
Olímpico lotado aguarda pelo Botafogo |
No Barradão o clima será de nervosísmo |
sexta-feira, 26 de novembro de 2010
Coronel Nascimento e o caos no RJ
Toda a onda de violência que assola a capital carioca tem no fundo um reflexo do sucesso de Tropa de Elite 2 nos cinemas. Os governantes cariocas viram que a população aprovou a forma com que os militares do BOPE enfrentaram o crime organizado no filme e chamaram seus comandantes de polícia:
- Olhem o exemplo do Coronel Nascimento, chamem seus comandados, organizem uma ação tática e invadam aqueles morros, quero ser o Coronel Nascimento!
Porém os entusiasmados governantes esqueceram de um mero detalhe, que o filme não mostra, pois como película não é comercial mostrar a vida de trabalhadores, os morros do RJ não são um lugar onde a população é formada por criminosos cruéis, eles até existem e se escondem lá pela dificuldade de acesso da polícia. A grande maioria dos moradores das favelas são trabalhadores, gente simples que está tendo sua rotina invadida por tiroteios, perseguições e risco de morrer sem culpa nenhuma. Como ficará uma comunidade que tiver vários dos seus chefes de família, que sustentam muitas pessoas, mortos descendo ou subindo o morro, vítimas de tiroteios entre traficantes e a polícia.
Imagino eu que agora que iniciaram toda a ação da polícia estejam em uma sinuca de bico, pois não podem desistir da ação sob pena de ficarem desmoralizados frente aos bandidos, e também não tem como prosseguir na ação pois a repercussão nacional e mundial está sendo muito ruim para o país que em breve sediará um Copa do Mundo e uma Olimpíada.
Não é filme, é ação do BOPE no RJ mesmo |
Toda a onda de violência que assola a capital carioca tem no fundo um reflexo do sucesso de Tropa de Elite 2 nos cinemas. Os governantes cariocas viram que a população aprovou a forma com que os militares do BOPE enfrentaram o crime organizado no filme e chamaram seus comandantes de polícia:
- Olhem o exemplo do Coronel Nascimento, chamem seus comandados, organizem uma ação tática e invadam aqueles morros, quero ser o Coronel Nascimento!
Porém os entusiasmados governantes esqueceram de um mero detalhe, que o filme não mostra, pois como película não é comercial mostrar a vida de trabalhadores, os morros do RJ não são um lugar onde a população é formada por criminosos cruéis, eles até existem e se escondem lá pela dificuldade de acesso da polícia. A grande maioria dos moradores das favelas são trabalhadores, gente simples que está tendo sua rotina invadida por tiroteios, perseguições e risco de morrer sem culpa nenhuma. Como ficará uma comunidade que tiver vários dos seus chefes de família, que sustentam muitas pessoas, mortos descendo ou subindo o morro, vítimas de tiroteios entre traficantes e a polícia.
Imagino eu que agora que iniciaram toda a ação da polícia estejam em uma sinuca de bico, pois não podem desistir da ação sob pena de ficarem desmoralizados frente aos bandidos, e também não tem como prosseguir na ação pois a repercussão nacional e mundial está sendo muito ruim para o país que em breve sediará um Copa do Mundo e uma Olimpíada.
A população só sai as ruas em último caso |
Craque do Brasileirão
A CBF divulgou a lista dos indicados ao prêmio de melhor jogador do campeonato. Poucas as surpresas, algumas ausências, mas a lista de vencedores deve ser: Fábio, Mariano, Chicão, Réver e Roberto Carlos; Jucilei, Elias Conca e Montillo; Neymar e Jonas. Técnico Muricy Ramalho, Revelação Bruno César e melhor árbitro que seria Sandro Meira Ricci, mas após o episódio Corinthians x Cruzeiro, deve ficar com o aposentado Carlos Eugênio Simon.
Os goleiros indicados foram: Fabio, do Cruzeiro, Jéferson do Botafogo e Victor do Grêmio, todas indicações justas e Fábio deve levar pela campanha do Cruzeiro.
Na lateral direita, Leo Moura do Flamengo, Jonathan do Cruzeiro e Mariano do Fluminense. Deve levar Mariano, que teve uma fase excelente que o levou a seleção.
Na zaga está o problema, não há nenhum grande zagueiro no campeonato e todos tem chance de levar, porém se qualquer um dos seis indicados estivesse ausente na lista ninguém estaria reclamando.
Na lateral esquerda também nao há uma unanimidade, Diego Renan do Cruzeiro e Kléber do Inter fizeram um bom campeonato, assim como Roberto Carlos que deve ser o escolhido em função da boa campanha do Corinthians.
Nos volantes está a supremacia Corinthiana, já que favorecidos pelo esquema tático, Jucilei e Elias marcam e aparecem na frente para concluir, por isso ganharam visibilidade e são favoritos ao prêmio.Fabrício do Cruzeiro e Willians do Flamengo também fizeram um bom campeonato, e se tiver alguma surpresa será Arouca, no embalo dos meninos da Vila, e Marcos Assunção pelas cobranças de falta, podem ameaçar a presença de Elias entre os eleitos.
Na meia não há o que discutir, os argentinos dominam, Conca e Montillo serão os eleitos. D´Alessandro, Paulo Baier, Douglas e Bruno César carregaram suas equipes as boas campanhas mas não obtiveram o mesmo destaque.
No ataque está a outra barbada. Os vencedores dificilmente deixarão de ser Jonas e Neymar, artilheiro e vice-artilheiro do campeonato, Neymar teve um ano fantástico, apesar de todos os erros extra campo. Jonas foi bem no primeiro semestre e desandou a fazer gols após a chegada de Renato ao Grêmio. Os outros indicados, assim como o zagueiros caso estivessem ausentes da lista, ninguém reclamaria por eles. Loco Abreu chegou a ser reserva no retorno da Copa, Kleber continua brigando contra os zagueiros adversários, Éder Luis chegou na janela de transferências e fez alguns gols nos primeiros jogos depois parou, Thiago Ribeiro foi um jogador de velocidade, mas poucos gols e assitências.
Os goleiros indicados foram: Fabio, do Cruzeiro, Jéferson do Botafogo e Victor do Grêmio, todas indicações justas e Fábio deve levar pela campanha do Cruzeiro.
Na lateral direita, Leo Moura do Flamengo, Jonathan do Cruzeiro e Mariano do Fluminense. Deve levar Mariano, que teve uma fase excelente que o levou a seleção.
Na zaga está o problema, não há nenhum grande zagueiro no campeonato e todos tem chance de levar, porém se qualquer um dos seis indicados estivesse ausente na lista ninguém estaria reclamando.
Na lateral esquerda também nao há uma unanimidade, Diego Renan do Cruzeiro e Kléber do Inter fizeram um bom campeonato, assim como Roberto Carlos que deve ser o escolhido em função da boa campanha do Corinthians.
Nos volantes está a supremacia Corinthiana, já que favorecidos pelo esquema tático, Jucilei e Elias marcam e aparecem na frente para concluir, por isso ganharam visibilidade e são favoritos ao prêmio.Fabrício do Cruzeiro e Willians do Flamengo também fizeram um bom campeonato, e se tiver alguma surpresa será Arouca, no embalo dos meninos da Vila, e Marcos Assunção pelas cobranças de falta, podem ameaçar a presença de Elias entre os eleitos.
Na meia não há o que discutir, os argentinos dominam, Conca e Montillo serão os eleitos. D´Alessandro, Paulo Baier, Douglas e Bruno César carregaram suas equipes as boas campanhas mas não obtiveram o mesmo destaque.
No ataque está a outra barbada. Os vencedores dificilmente deixarão de ser Jonas e Neymar, artilheiro e vice-artilheiro do campeonato, Neymar teve um ano fantástico, apesar de todos os erros extra campo. Jonas foi bem no primeiro semestre e desandou a fazer gols após a chegada de Renato ao Grêmio. Os outros indicados, assim como o zagueiros caso estivessem ausentes da lista, ninguém reclamaria por eles. Loco Abreu chegou a ser reserva no retorno da Copa, Kleber continua brigando contra os zagueiros adversários, Éder Luis chegou na janela de transferências e fez alguns gols nos primeiros jogos depois parou, Thiago Ribeiro foi um jogador de velocidade, mas poucos gols e assitências.
quarta-feira, 24 de novembro de 2010
Teremos surpresas?
Faltando duas rodadas para o final do Brasileirão, vários clubes já planejam 2011, pois não tem mais nada a fazer no campeonato. Na briga pelo título estão Fluminense, Corinthians e Cruzeiro. Secando os brasileiros na final da Sulamericana estão Grêmio, Botafogo e Atlético-PR. Ainda brigam para não cair Guarani, Vitória, Avaí, Atlético-GO e com menos chances de rebaixamento Flamengo e Atlético-MG. Os restantes não tem mais interesse real na competição, Grêmio Prudente e Goiás já estão classificados para a Série B. Inter, Santos, São Paulo, Palmeiras, Vasco e Ceará não tem mais chances de título ou vaga.
Na briga pela taça, o Fluminense é favorito, uma vez que enfrenta o Palmeiras, que deve escalar desinteressados reservas para facilitar a vida dos cariocas e paralelamente complicar a dos eternos rivais corinthianos. Encerra o campeonato jogando em casa contra o Guarani, este possivelmente já rebaixado. O Corinthians enfrenta duas equipes sem interesse, o Vasco em casa e o Goiás na última rodada. O Cruzeiro define se continua na briga este final de semana, enfrenta no Rio o Flamengo, que ainda tem um pequeno risco de rebaixamento. Ganhando este jogo, recebe na 38º rodada o Palmeiras,provavelmente envolvido na final da Sulamericana e sem interesse no Brasileiro. O favorito é o Fluminense pois pega dois desinteressados e tem vantagem sobre o Corinthians na mesma condição. O Cruzeiro terá que contar com tropeços e vencer os dois jogos, por isso corre por fora.
A disputa pelo sonho da Libertadores via G4 ainda tem interesse do Grêmio, favorito por pegar o Guarani desesperado e o Botafogo em casa . O Botafogo teve suas chances diminuídas após a derrota para os reservas do Inter, recebe o rebaixado Prudente e sai para enfrentar o Grêmio, os paranaenses vão a Fortaleza enfrentar o Ceará, obtendo bom resultado voltam para Curitiba para enfrentar o Avai que ainda estará brigando para não cair. O favorito é o Grêmio pelo retrospecto do segundo turno e por enfrentar adversário direto em casa. O porém está na Sulamericana, onde possivelmente o Palmeiras chegará a final para enfrentar LDU ou Independente, o campeão terá de ser necessariamente de língua espanhola ou o quarto lugar no campeonato terá feito esforço em vão.
Na rabeira da tabela, Prudente e Goiás já caíram, o Guarani por ter Grêmio e Fluminense pela frente é sérissimo candidato, a última vaga deve ficar entre Avaí, que enfrenta o Santos, terá de vencer e torcer para que o Ceará vença o Atlético-PR, assim enfrentaria os paranaenses sem pretensão na última rodada em Curitiba. O Vitória enfrenta o Inter no Beira Rio, seria ótimo, caso não fosse a última partida do colorado em casa e este não estivesse preparando-se para o Mundial Interclubes. A escalação de todo o time titular deve complicar os interesses baianos que na última rodada farão um confronto direto contra o Atlético-GO, e pode ter um fator ainda mais complicante, como estão os três com 40 pontos a decisão de descenso pode acabar no número de vitórias e ai o time baiano está em desvantagem, portanto terá de obter vantagem em pontos para não cair. Os goianos chegaram a abrir vantagem sobre a zona de rebaixamento, porém agora parece que o efeito chegada do técnico Renê Simões acabou e o clube volta a flertar com a segundona. Recebe o São Paulo e terá de vencer pois pega o Vitória em Salvador na última rodada.
Na briga pela taça, o Fluminense é favorito, uma vez que enfrenta o Palmeiras, que deve escalar desinteressados reservas para facilitar a vida dos cariocas e paralelamente complicar a dos eternos rivais corinthianos. Encerra o campeonato jogando em casa contra o Guarani, este possivelmente já rebaixado. O Corinthians enfrenta duas equipes sem interesse, o Vasco em casa e o Goiás na última rodada. O Cruzeiro define se continua na briga este final de semana, enfrenta no Rio o Flamengo, que ainda tem um pequeno risco de rebaixamento. Ganhando este jogo, recebe na 38º rodada o Palmeiras,provavelmente envolvido na final da Sulamericana e sem interesse no Brasileiro. O favorito é o Fluminense pois pega dois desinteressados e tem vantagem sobre o Corinthians na mesma condição. O Cruzeiro terá que contar com tropeços e vencer os dois jogos, por isso corre por fora.
A disputa pelo sonho da Libertadores via G4 ainda tem interesse do Grêmio, favorito por pegar o Guarani desesperado e o Botafogo em casa . O Botafogo teve suas chances diminuídas após a derrota para os reservas do Inter, recebe o rebaixado Prudente e sai para enfrentar o Grêmio, os paranaenses vão a Fortaleza enfrentar o Ceará, obtendo bom resultado voltam para Curitiba para enfrentar o Avai que ainda estará brigando para não cair. O favorito é o Grêmio pelo retrospecto do segundo turno e por enfrentar adversário direto em casa. O porém está na Sulamericana, onde possivelmente o Palmeiras chegará a final para enfrentar LDU ou Independente, o campeão terá de ser necessariamente de língua espanhola ou o quarto lugar no campeonato terá feito esforço em vão.
Na rabeira da tabela, Prudente e Goiás já caíram, o Guarani por ter Grêmio e Fluminense pela frente é sérissimo candidato, a última vaga deve ficar entre Avaí, que enfrenta o Santos, terá de vencer e torcer para que o Ceará vença o Atlético-PR, assim enfrentaria os paranaenses sem pretensão na última rodada em Curitiba. O Vitória enfrenta o Inter no Beira Rio, seria ótimo, caso não fosse a última partida do colorado em casa e este não estivesse preparando-se para o Mundial Interclubes. A escalação de todo o time titular deve complicar os interesses baianos que na última rodada farão um confronto direto contra o Atlético-GO, e pode ter um fator ainda mais complicante, como estão os três com 40 pontos a decisão de descenso pode acabar no número de vitórias e ai o time baiano está em desvantagem, portanto terá de obter vantagem em pontos para não cair. Os goianos chegaram a abrir vantagem sobre a zona de rebaixamento, porém agora parece que o efeito chegada do técnico Renê Simões acabou e o clube volta a flertar com a segundona. Recebe o São Paulo e terá de vencer pois pega o Vitória em Salvador na última rodada.
segunda-feira, 22 de novembro de 2010
Notícias do Mundial.
O Inter recebeu neste sábado a bola que será utilizada no Mundial Interclubes em Abu Dhabi. O modelo é rápido e inconstante, assim como a Jabulani, bola dá última Copa do Mundo. Os jogadores terão tempo para treinar e adapter-se a Speedcell, nome dado a bola pela Adidas, empresa fabricante da bola.
Hoje o técnico Celso Roth define e divulga a lista com os 23 jogadores que irão a Abu Dhabi tentar a conquista do bi-campeonato mundial, os favoritos as vagas, na minha opinião são os seguintes:
Garantidos
Goleiros: Renan, Pato Abondanzieri
Laterais: Nei, Kléber
Zagueiros: Bolívar, Indio, Rodrigo e Juan
Volantes: W. Matias, Guiñazu, Glaydson
Meias: Giuliano, Andrezinho, Tinga, D´Alessandro e Oscar
Atacantes: Rafael Sóbis, Alecsandro, Leandro Damião e Edu
Restam 3 vagas, uma para um goleiro que fica entre Lauro e Muriel, possivelmente um lateral, uma vez que Glaydson é opção para Nei e Juan para Kléber, mas nenhum com vocação ofensiva. O outro nome deve ser Derlei, pois meias e atacantes já estão praticamente definidos.
Hoje o técnico Celso Roth define e divulga a lista com os 23 jogadores que irão a Abu Dhabi tentar a conquista do bi-campeonato mundial, os favoritos as vagas, na minha opinião são os seguintes:
Garantidos
Goleiros: Renan, Pato Abondanzieri
Laterais: Nei, Kléber
Zagueiros: Bolívar, Indio, Rodrigo e Juan
Volantes: W. Matias, Guiñazu, Glaydson
Meias: Giuliano, Andrezinho, Tinga, D´Alessandro e Oscar
Atacantes: Rafael Sóbis, Alecsandro, Leandro Damião e Edu
Restam 3 vagas, uma para um goleiro que fica entre Lauro e Muriel, possivelmente um lateral, uma vez que Glaydson é opção para Nei e Juan para Kléber, mas nenhum com vocação ofensiva. O outro nome deve ser Derlei, pois meias e atacantes já estão praticamente definidos.
Chegando a hora dos "importados"
Como se ouve muito por ai, "O Natal tá ai!!!!"
Junto com a época de final de ano vem por ai as festas de tudo o que é local que você pode frequentar durante o ano. Desde aos amigos e colegas de trabalho que farão o indefectível amigo secreto, até a família, que aguarda ansiosa por seus presentes passando pela pessoa que nem merece um presesnte de final de ano, mas que por obrigação, pena ou sentimento semelhante recebe algum presente seu.
A alternativa mais barata e de grande aceitação são os "importados" do Paraguai, China e outros paraísos da eletrônica moderna.
Cabe aqui um questionamento que já nasce morto pela própria cultura do jeitinho brasileiro que impera em nosso país. Posso começar dizendo e expondo números dos valores que este mercado movimenta em uma época como esta, mas, serei mais prático e direto: Jamais conseguiremos acabar com a pirataria, as cópias ilegais e produtos que buscam enganar os consumidores. O motivo para esta afirmação é simples: A cultura brasileira. Desde criança, o pequeno brasileirinho aprende que nem sempre precisa cumprir as leis, a avenida 25 de Março há anos é o lugar de compra de "importados" na maior cidade de São Paulo, será que a polícia nunca parou para perguntar por onde entram todas as milhares de toneladas de equipamentos comercializados? É claro, é óbvio, que sabem e todos sabem que as mercadorias entram através de propina a pessoas da fiscalização. A verdade é dolorida e somente vem à tona quando alguém do sistema corrupto, insatisfeita com os valores recebidos, faz alguma denúncia é que a sociedade conhece a vida como ela é.
Junto com a época de final de ano vem por ai as festas de tudo o que é local que você pode frequentar durante o ano. Desde aos amigos e colegas de trabalho que farão o indefectível amigo secreto, até a família, que aguarda ansiosa por seus presentes passando pela pessoa que nem merece um presesnte de final de ano, mas que por obrigação, pena ou sentimento semelhante recebe algum presente seu.
A alternativa mais barata e de grande aceitação são os "importados" do Paraguai, China e outros paraísos da eletrônica moderna.
Cabe aqui um questionamento que já nasce morto pela própria cultura do jeitinho brasileiro que impera em nosso país. Posso começar dizendo e expondo números dos valores que este mercado movimenta em uma época como esta, mas, serei mais prático e direto: Jamais conseguiremos acabar com a pirataria, as cópias ilegais e produtos que buscam enganar os consumidores. O motivo para esta afirmação é simples: A cultura brasileira. Desde criança, o pequeno brasileirinho aprende que nem sempre precisa cumprir as leis, a avenida 25 de Março há anos é o lugar de compra de "importados" na maior cidade de São Paulo, será que a polícia nunca parou para perguntar por onde entram todas as milhares de toneladas de equipamentos comercializados? É claro, é óbvio, que sabem e todos sabem que as mercadorias entram através de propina a pessoas da fiscalização. A verdade é dolorida e somente vem à tona quando alguém do sistema corrupto, insatisfeita com os valores recebidos, faz alguma denúncia é que a sociedade conhece a vida como ela é.
Renato de Contrato Novo
A nova direção conseguiu finalmente o que a grande parte da torcida queria, renovou o contrato do treinador. Nem vou entrar na questão merecimento, pois conseguir fazer o returno de campeonato brasileiro dele derrubaria qualquer argumento contrário. Então vamos projetar o futuro:
O Renato sempre foi um cara polêmico e por vezes sincero demais. Dizia o que pensava "doesse em quem doesse". Assim sendo, por inúmeras vezes perdeu oportunidades raras de permanecer em silêncio. Algumas opiniões suas são clássicas, a maior delas que iria "passear" no campeonato de 2008 caso vencesse a Libertadores. essa declaração foi feita após eliminar Boca Juniors e São Paulo da Libertadores, e tendo como oponente na final a LDU, equipe até então sem nenhuma tradição. O resultado todos sabemos LDU campeã e Fluminense quase rebaixado no Brasileiro.
Coloquei isto pois o contexto da chegada de Renato ao Grêmio, não permitiu ao treinador qualquer declaração mais polêmica ou politicamente incorreta, pois a situação do clube não era das melhores.
Apartir do final do Brasileiro, de contrato renovado, se inicia um novo ciclo de Renato dentro do Grêmio, se quando da chegada alguns duvidavam de suas qualidades como treinador, poucos o fazem agora. A torcida, que sempre o teve como ídolo máximo, o transformou em uma espécie de Deus e ai é que reside o grande perigo.
Terá Renato a humildade de seguir fazendo o grande trabalho que realizou em 2010?
Sem dúvida que tendo ele mais tempo para trabalhar, fazendo correções no grupo de jogadores, e tendo uma direção mais ativa é grande a possibilidade de em 2011, o Grêmio conseguir algum título de expressão. Mas o primeiro passo é conseguir manter o trabalho, da maneira que está sendo feito, deixando frases de efeito e possíveis provocações a adversários para a torcida. Este é o desafio que se impõe, estando o clube na Libertadores ou na Copa do Brasil.
O Renato sempre foi um cara polêmico e por vezes sincero demais. Dizia o que pensava "doesse em quem doesse". Assim sendo, por inúmeras vezes perdeu oportunidades raras de permanecer em silêncio. Algumas opiniões suas são clássicas, a maior delas que iria "passear" no campeonato de 2008 caso vencesse a Libertadores. essa declaração foi feita após eliminar Boca Juniors e São Paulo da Libertadores, e tendo como oponente na final a LDU, equipe até então sem nenhuma tradição. O resultado todos sabemos LDU campeã e Fluminense quase rebaixado no Brasileiro.
Coloquei isto pois o contexto da chegada de Renato ao Grêmio, não permitiu ao treinador qualquer declaração mais polêmica ou politicamente incorreta, pois a situação do clube não era das melhores.
Apartir do final do Brasileiro, de contrato renovado, se inicia um novo ciclo de Renato dentro do Grêmio, se quando da chegada alguns duvidavam de suas qualidades como treinador, poucos o fazem agora. A torcida, que sempre o teve como ídolo máximo, o transformou em uma espécie de Deus e ai é que reside o grande perigo.
Terá Renato a humildade de seguir fazendo o grande trabalho que realizou em 2010?
Sem dúvida que tendo ele mais tempo para trabalhar, fazendo correções no grupo de jogadores, e tendo uma direção mais ativa é grande a possibilidade de em 2011, o Grêmio conseguir algum título de expressão. Mas o primeiro passo é conseguir manter o trabalho, da maneira que está sendo feito, deixando frases de efeito e possíveis provocações a adversários para a torcida. Este é o desafio que se impõe, estando o clube na Libertadores ou na Copa do Brasil.
quarta-feira, 17 de novembro de 2010
Brasil x Argentina
Na única chance Messi resolveu a partida em Doha |
A defesa da seleção é boa, Daniel Alves jogou bem, poderia ter cobrado algumas faltas que deixou para Ronaldinho errar. Thiago Silva está em grande fase voltando a ser o Monstro consagrado no Fluminense. David Luiz é a surpresa do ano no setor defensivo, hoje poucos meses pós Copa não se sente falta nem de Lúcio nem de Juan. A lateral esquerda é ainda o ponto de interrogação, André Santos não chega a comprometer, até jogou bem contra os adversários fracos, porém ainda falta um lgo a mais a ele, permanece ali pois não há outro nome que possa ser lembrado.
No meio campo a parte defensiva não compromete, Lucas achou seu melhor desempenho no Liverpool e na seleção, Ramires faz a saída e cobertura pela direita, enquanto Elias executa as mesmas tarefas pela esquerda, ambos com eficiência defensiva e podendo chegar mais a frente sem a bola, já que Lucas fica sempre a frente da zaga. na armação é que está o problema. Ronaldinho jogou solto e não fez lá grande coisa, Douglas entrou e armou o contra ataque do gol de Messi, falta alguém que faça a armação das jogadas, as maiores eesperaças do torcedor brasileiro vem dos lesionados Kaká e Ganso.
A peça ofensiva precisa necessariamente de um centroavante de área para funcionar. Com Pato lesionado Mano testou um ataque mais movediço com Robinho e Neymar que não aprovou, entrou André que deve ser um leão de treino pois nunca mostrou nada desde que vem sendo convocado.
Nos resta aguardar por um 2011 com jogos mais interessantes e testes realmente fortes para poder ver se mano menezes conseguirá impor a seleção uma maneira de conseguir colocar toda a qualidade de seu futebol em campo.
Propagandas no Futebol
Li uma reportagem sobre a evolução da propaganda no futebol. O principal fato foi a transposição dos gramados para as ruas, fato que ainda não ocorreu no Brasil, mas que devido ao Mundial de 2014, deve chegar em breve as nossas avenidas. Seguem algumas imagens para que possamos ir imaginando como ficarão nossas cidades:
As páginas dos impressos ganharão divertidos anúncios, focando no torcedor e suas principais paixões:
As páginas dos impressos ganharão divertidos anúncios, focando no torcedor e suas principais paixões:
River derruba Boca, com direito a queda de treinador
No dia em que Brasil e Argentina se enfrentam em Doha no Catar, vale uma nota rápida sobre o futebol na terra de D10S. Ontem ocorreu mais um Superclássico, segundo os hermanos o maior clássico de futebol do mundo e um dos maiores da Argentina, o jogo foi no estádio do River, o Monumental de Nunes, e o vencedor foi o time da casa por 1 x 0, gol do ex zagueiro do Boca Maidana (que não é aquele que jogou no Grêmio). Após a derrota o técnico dos "bosteros" pediu demissão. Claudio Borghi anunciou na coletiva pós jogo seu pedido de afastamento, a diretoria do clube marcou uma coletiva para a tarde de hoje quando será anunciada oficialmente a saída de Borghi. Com a derrota no Superclássico o Boca fica sem chances de classificação para a Copa Libertadores de 2011.
Missão dada, missão cumprida !
O Capitão e agora recém empossado Coronel Nascimento está próximo de atingir sua maior missão desde que o filme Tropa de Elite surgiu. Informalmente ele já é o filme mais visto da história cinematográfica brasileira, pois como tem atualmente 9,5 milhões de espectadores, superou os 10,7 milhões de Dona Flor e seus Dois Maridos, detentor do recorde nos últimos 34 anos. Explico o por quê da afirmação: A pirataria já deu os 1,2 milhões de expectadores que faltam para Tropa alcançar o filme de Sônia Braga. Além disso já se projeta que em duas semanas o Coronel Nascimento chegará a este número de maneira oficial. Resta apenas uma pergunta:
Como teria sido o rendimento de Tropa I se o filme não tivesse vazado bem antes de sua estréia nas salas de cinema?
Como teria sido o rendimento de Tropa I se o filme não tivesse vazado bem antes de sua estréia nas salas de cinema?
O alvo é você que ainda não foi ve-lo no cinema |
Agora tenho certeza...
Na terça feira, ainda sobre toda a polêmica do jogo em que a Comissão Nacional de Arbitragem, que mudou sua sigla para CBF, ofereceu ao Sport Clube Corinthians Paulista mais um título de Campeonato Brasileiro. Ocorre que leio que o juíz do último título corinthiano, aquele em que Fábio Costa comete penalti em Tinga (foto acima) e o juíz não marca e ainda expulsa Tinga por tentar tirar o título do Parque São Jorge, o glorioso Marcio Rezende de Freitas.
Pois o referido ex-juiz (chamá-lo de árbitro seria uma ofensa aos apitantes de hoje) é atualmente comentarista de arbitragem e declarou em alto e bom som que o suposto penalti do zagueiro Cruzerense Gil em Ronaldo ocorreu!!!! Até aquele momento eu me mantinha ainda indeciso pois lances como aquele dependem da interpretação do árbitro durante toda a partida, como não assisti o jogo completo, não sei qual o critério que Sandro Meira Ricci vinha seguindo. Porém quando li a declaração, imediatamente obtive posicionamento, se alguém de tão alto grau de conhecimento, com experiência de ter sido do quadro de árbitros da FIFA me diz que foi penalti, não me resta mais indecisão, proclamo em alto e bom som:
- NÃO FOI PENALTI NO RONALDO E O CORINTHIANS SERÁ CAMPEÃO BRASILEIRO DE 2010.
Pois o referido ex-juiz (chamá-lo de árbitro seria uma ofensa aos apitantes de hoje) é atualmente comentarista de arbitragem e declarou em alto e bom som que o suposto penalti do zagueiro Cruzerense Gil em Ronaldo ocorreu!!!! Até aquele momento eu me mantinha ainda indeciso pois lances como aquele dependem da interpretação do árbitro durante toda a partida, como não assisti o jogo completo, não sei qual o critério que Sandro Meira Ricci vinha seguindo. Porém quando li a declaração, imediatamente obtive posicionamento, se alguém de tão alto grau de conhecimento, com experiência de ter sido do quadro de árbitros da FIFA me diz que foi penalti, não me resta mais indecisão, proclamo em alto e bom som:
- NÃO FOI PENALTI NO RONALDO E O CORINTHIANS SERÁ CAMPEÃO BRASILEIRO DE 2010.
quinta-feira, 11 de novembro de 2010
Mudanças no Blog
Após um bom tempo afastado, o blog está de volta. As mudanças não são somente de lay-out, agora o blog passa a tratar de assuntos diversos. Tudo o que chamar a atençao será assunto para discussão. Por óbvio que a minha paixão maior, o futebol jamais ficará abandonada, principalmente neste início predominará.
Benvindos so nosso novo espaço!
Benvindos so nosso novo espaço!
terça-feira, 28 de setembro de 2010
Grêmio se encontra em Setembro.
O Grêmio parece que finalmente se achou na temporada, estamos entrando no décimo mês do ano e finalmente o esquema tático está definido, é o 4-4-2. O técnico Renato acertou a equipe e agora ela finalmente apresenta um padrão dentro e fora do Olímpico.
A defesa tem no goleiro Victor sua maior segurança, o lateral direito Gabriel assumiu a posição e ninguém mais lembra que Edílson ainda está em Porto Alegre, na lateral esquerda Fábio Santos é lateral nota seis, não compromete, mas nunca decidirá uma partida, Lúcio surge como alternativa para a posição, voltando de lesão pode ser mais eficiente que o atual titular. Na zaga está a parte mais fraca da equipe, Vilson é jogador de grupo, irregular e afobado demais para ser titular. Rafael Marques passa por boa fase e no momento apresenta qualidade suficiente para jogar, porém tem se mostrado irregular nas últimas temporadas. A volta de Mário Fernandes dará mais qualidade ao setor, mas a contratação de mais um jogador é necessária.
No meio campo há diversas opções, a parte defensiva tem um volante que é tão contestado quanto competente nas tarefas defensivas, Ferdinando que se acertar mais passes poderá ganhar espaço no grupo, atualmente os dois titulares Adílson e Fábio Rochembach são segundos volantes mas não tem comprometido, Rochembach inclusive tem qualidade para atuar mais adiantado e pode ser opção. William Magrão ainda corre por fora nesta disputa pois não conseguiu adquirir ritmo de jogo depois da grave lesão de joelho em 2008. Na parte ofensiva Douglas e Souza formam boa dupla de armadores, alternando atuações boas e outras nem tanto, tem criado boas situações de gol. As alternativas são Maílson que tem poder de marcação superior ou Roberson que dá mais poder ofensivo e movimentação ao setor, aliás esta foi uma das descobertas do atual treinador gremista. Leandro também quer espaço no grupo mas não consegue sequência em função das constantes lesões.
O ataque tricolor é a melhor notícia do ano, Jonas, artilheiro do Brasileirão, tem feito grandes atuações e se permanecer, pois será bastante assediado ao final da temporada, terá bastante trabalho para manter a média. Borges teve um excelente inicio de temporada, porém algumas lesões acabaram com seu ritmo e o número de gols foi bom, mas deixou aquela impressão de que poderia ter sido melhor. André Lima chegou e somente agora terá uma sequência de jogos, terá de melhorar sua performace para tentar permanecer para 2011. Bérgson não mostrou nada que impressione e terá que jogar mais na base para ter novas chances. Os recém contratados Junior Viçosa e Diego são incógnitas e terão até o final do ano para mostrar serviço.
A base deve revelar novos nomes para a próxima temporada, Saimon, Neuton, Spessato e Pessali já despontam, outros devem surgir, o fato é que buscar Libertadores neste momento é sonho, embora tenha a melhor campanha do returno, os pontos perdidos na primeira parte do campeonato farão falta e somente com uma combinação fantástica de resultados que não parece que vá acontecer é que o Grêmio terá alguma meta no ano, resta aguardar por um 2011 melhor.
segunda-feira, 13 de setembro de 2010
Maiores Folhas salariais do futebol brasileiro
Ranking das Folhas de Pagamento.
1º) Corinthians R$ 5.050.000,00
praticamente a metade vai para Ronaldo e Roberto Carlos
2º) Internacional R$ 5.000.000,00
3º) Santos R$ 4.800.000,00
4º) Fluminense R$ 4.200.000,00
praticamente a metade vai para Muricy, Fred, Deco e Conca, bancados pela patrocinadora
5º) Palmeiras R$ 4.000.000,00
São Paulo R$ 4.000.000,00
7º) Flamengo R$ 3.500.000,00
8º) Cruzeiro R$ 3.400.000,00
9º) Grêmio R$ 3.200.000,00
10º) Atlético-MG R$ 2.900.000,00
11º) Vasco da Gama R$ 2.350.000,00
12º) Botafogo R$ 2.100.000,00
Gostaria de saber quais destes estão em dia.???
Fonte: Revista Placar via @passesdeletra
1º) Corinthians R$ 5.050.000,00
praticamente a metade vai para Ronaldo e Roberto Carlos
2º) Internacional R$ 5.000.000,00
3º) Santos R$ 4.800.000,00
4º) Fluminense R$ 4.200.000,00
praticamente a metade vai para Muricy, Fred, Deco e Conca, bancados pela patrocinadora
5º) Palmeiras R$ 4.000.000,00
São Paulo R$ 4.000.000,00
7º) Flamengo R$ 3.500.000,00
8º) Cruzeiro R$ 3.400.000,00
9º) Grêmio R$ 3.200.000,00
10º) Atlético-MG R$ 2.900.000,00
11º) Vasco da Gama R$ 2.350.000,00
12º) Botafogo R$ 2.100.000,00
Gostaria de saber quais destes estão em dia.???
Fonte: Revista Placar via @passesdeletra
# Rodada 21 #
A rodada começou sábado com o empate entre Flamengo e Vitória, não foi bom para ninguém pois ambos agora estão na mira dos que querem sair da zona de rebaixamento, pior para o Flamengo que jogava em casa. Em Goiás o líder Fluminense perdeu para o Atlético local, foi uma surpresa pois os cariocas começaram bem melhor e abriram o placar com certa facilidade, porém o time de Renê Simões demonstra uma certa reação. Finalmente a maior surpresa da rodada, o Grêmio que não havia vencido fora de casa ganhou do Corinthians que até aqui havia vencido todas em casa. O impacto psicológico desta vitória pode levar o tricolor a buscar vaga na Libertadores, este é o novo discurso dos comandantes.
No domingo o Avaí perdeu em casa para o Cruzeiro, resultado até certo ponto esperado pois o Cruzeiro vinha de sequência de vitórias, e o Avaí de maus resultados. No sufoco, com direito a gol no final o Atlético-MG derrotou o Grêmio Prudente, Obina foi o herói e isto resume a partida e o momento do Galo. No Engenhão, com autoridade de quem entrou na briga pelo título o Botafogo fez Rogério Ceni buscar duas vezes a bola no fundo do gol, assim entregou sua camiseta a papai Joel ao final da partida e voltou triste para São Paulo. Palmeiras e Vasco fizeram um jogo tão ruim que não vou perder tempo falando de um jogo sem graça e sem gols. No Beira-Rio o Inter enfrentou uma retranca homérica do Goiás, sem criatividade não conseguiu vazar Harlei, e o Goiás quase comete um verdadeiro crime, faltou competência de seus atacantes para marcar. Em outro jogo equilibrado o Guarani conseguiu fazer um gol no Atlético-PR e Mazola foi mais um herói da rodada a marcar no final do jogo. Em Fortaleza o Ceará venceu o Santos, em partida que começou e terminou com confusão, primeiro o fardamento, depois as graças de Neymar e por fim a falta de preparo de um policial.
O resumo é que Botafogo e Cruzeiro entram na briga pelo título, e Avaí, Vitória e Flamengo entram na briga para não cair. Se o Grêmio vencer mais algumas partidas fora pode entrar na briga por Libertadores, o Inter com o empate praticamente abandona a disputa pelo título, pois terá que guardar forças para o Mundial Interclubes. Vem ai a quarta-feira com mais futebol e mais emoções.
No domingo o Avaí perdeu em casa para o Cruzeiro, resultado até certo ponto esperado pois o Cruzeiro vinha de sequência de vitórias, e o Avaí de maus resultados. No sufoco, com direito a gol no final o Atlético-MG derrotou o Grêmio Prudente, Obina foi o herói e isto resume a partida e o momento do Galo. No Engenhão, com autoridade de quem entrou na briga pelo título o Botafogo fez Rogério Ceni buscar duas vezes a bola no fundo do gol, assim entregou sua camiseta a papai Joel ao final da partida e voltou triste para São Paulo. Palmeiras e Vasco fizeram um jogo tão ruim que não vou perder tempo falando de um jogo sem graça e sem gols. No Beira-Rio o Inter enfrentou uma retranca homérica do Goiás, sem criatividade não conseguiu vazar Harlei, e o Goiás quase comete um verdadeiro crime, faltou competência de seus atacantes para marcar. Em outro jogo equilibrado o Guarani conseguiu fazer um gol no Atlético-PR e Mazola foi mais um herói da rodada a marcar no final do jogo. Em Fortaleza o Ceará venceu o Santos, em partida que começou e terminou com confusão, primeiro o fardamento, depois as graças de Neymar e por fim a falta de preparo de um policial.
O resumo é que Botafogo e Cruzeiro entram na briga pelo título, e Avaí, Vitória e Flamengo entram na briga para não cair. Se o Grêmio vencer mais algumas partidas fora pode entrar na briga por Libertadores, o Inter com o empate praticamente abandona a disputa pelo título, pois terá que guardar forças para o Mundial Interclubes. Vem ai a quarta-feira com mais futebol e mais emoções.
sábado, 11 de setembro de 2010
Inter x Goiás
O Inter recebe o Goiás neste domingo no Beira Rio. A equipe colorada estará desfalcada de Sóbis e Alecsandro, com isto o ataque ficará com Marquinhos e Leandro Damião. Como são jovens em afirmação, precisarão de confiança por parte de jogadores mais experientes. A volta do meia D´Alessandro será fundamental para ajudar na armação das jogadas. Como o clube ainda sonha com o tetra campeonato brasileiro, vencer os atuais lanternas será obrigação.
Os goianos passam por um período turbulento, a política do clube fervilhou nas últimas semanas com a possibilidade de saída do atual presidente. O novo técnico Jorginho, ex-auxiliar de Dunga na Copa, pelo pouco tempo que teve não conseguiu colocar suas idéias em prática, e não tem o perfil para mobilizar os atletas para sair desta situação complicada.
Os goianos passam por um período turbulento, a política do clube fervilhou nas últimas semanas com a possibilidade de saída do atual presidente. O novo técnico Jorginho, ex-auxiliar de Dunga na Copa, pelo pouco tempo que teve não conseguiu colocar suas idéias em prática, e não tem o perfil para mobilizar os atletas para sair desta situação complicada.
Corinthians x Grêmio
O Grêmio entra em campo neste sábado, vai enfrentar o vice líder Corinthians, seis e meia no Pacaembu. Jogará sem nenhuma responsabilidade de vencer, os paulistas são favoritos pela campanha que realizam, estão caçando o líder Fluminense e até aqui tem campanha irreparável em casa vencendo todas as partidas.
A equipe entra em campo mais tranquila, com a distância razoável que conseguiu abrir da zona de rebaixamento. O técnico Renato Portaluppi já conseguiu implantar sua filosofia de trabalho e parte do seu plano tático e com isso vem conseguindo obter bom aproveitamento. Este jogo pode ser um marco da equipe no campeonato, conseguir roubar pontos do segundo colocado no campeonato em seus domínios, fato até aqui inédito no campeonato, pode ser o impulso psicológico para uma arrancada da equipe para buscar algo mais que apenas fugir do rebaixamento.
A equipe entra em campo mais tranquila, com a distância razoável que conseguiu abrir da zona de rebaixamento. O técnico Renato Portaluppi já conseguiu implantar sua filosofia de trabalho e parte do seu plano tático e com isso vem conseguindo obter bom aproveitamento. Este jogo pode ser um marco da equipe no campeonato, conseguir roubar pontos do segundo colocado no campeonato em seus domínios, fato até aqui inédito no campeonato, pode ser o impulso psicológico para uma arrancada da equipe para buscar algo mais que apenas fugir do rebaixamento.
sexta-feira, 10 de setembro de 2010
Brasileirão 2010, o returno
O Brasileirão chegou a sua metade, ingressaremos agora na chamada “hora da onça beber água”. A classificação atual já indica quais os clubes que disputarão o título, assim como os candidatos à Libertadores, Sulamericana e o temido rebaixamento. A partir do início do segundo turno surgem as famigeradas lesões, as suspensões e times que tiverem elencos com maior qualidade sairão na frente nesta corrida.
A disputa pelo campeonato será, como em anos anteriores, até o final da competição. O Fluminense e o Corinthians que disputam a ponta no pós Copa são os destaques, agora não se pode descartar Cruzeiro, Santos e Inter, pois estes além de grupos muito qualificados, estão em curva de desempenho ascendente no campeonato. O Botafogo tem a mesma pontuação de Inter e Santos mas justamente pela falta de plantel não deve aproximar-se da liderança.
Na disputa pela Libertadores, o chamado G4 deve contar com a presença constante de Fluminense e Corinthians. Restam duas vagas, como Santos, campeão da Copa do Brasil e Inter, atual campeão da Libertadores já tem vaga assegurada, hoje Cruzeiro e Botafogo mesmo fora do G4 estariam na competição do ano que vem. Os clubes que estão com uma pontuação mais baixa não mostram desempenho suficiente para candidatar-se a ocupar estas vagas, se acontecer alguma arrancada será de São Paulo ou Grêmio.
A Sulamericana nunca foi alvo de disputa, sempre foi vista como prêmio de consolação a quem fugiu do rebaixamento. Clubes que não devem aproximar-se da zona de degola e não tem potencial para disputa de vaga na Libertadores é que devem ficar nesta faixa da tabela, exemplos são Atlético-PR, Vasco, Palmeiras, São Paulo, Grêmio e Flamengo. Como são oito as vagas, as outras duas ficarão com que conseguir salvar-se do rebaixamento com um pouco de “gordura”.
No rebaixamento é “bangue-bangue sem mocinho”. Ninguém quer abraçar o capeta e disputar a segundona em 2011. Os goianos são os maiores candidatos, já que estão nesta situação há algum tempo. Os paulistas do itinerante Grêmio Prudente estão em queda no campeonato, o Atlético-MG ensaia rreação mas não consegue sair das últimas colocações. Vitória, Ceará e Avaí também tiveram queda de rendimento considerável nas últimas rodadas sendo ultrapassados na classificação, aproximando-se perigosamente da zona de rebaixamento. O Guarani também teve uma oscilação de rendimento, porém não tão forte, mesmo assim deve manter-se em alerta.
Por motivos óbvios, algum clube fará uma arrancada surpresa e obterá alguma classificação que neste momento é inesperada, assim como haverá uma queda de desempenho igualmente ou até mais inesperada, afinal de contas isto é futebol e o Campeonato Brasileiro é o mais difícil do planeta bola. Devemos ficar de olho em Fluminense, Santos, Botafogo, Guarani e Atlético-MG, únicos clubes que permanecem com seus treinadores originais, alguma surpresa deve acontecer com eles. Ou não...
A disputa pelo campeonato será, como em anos anteriores, até o final da competição. O Fluminense e o Corinthians que disputam a ponta no pós Copa são os destaques, agora não se pode descartar Cruzeiro, Santos e Inter, pois estes além de grupos muito qualificados, estão em curva de desempenho ascendente no campeonato. O Botafogo tem a mesma pontuação de Inter e Santos mas justamente pela falta de plantel não deve aproximar-se da liderança.
Na disputa pela Libertadores, o chamado G4 deve contar com a presença constante de Fluminense e Corinthians. Restam duas vagas, como Santos, campeão da Copa do Brasil e Inter, atual campeão da Libertadores já tem vaga assegurada, hoje Cruzeiro e Botafogo mesmo fora do G4 estariam na competição do ano que vem. Os clubes que estão com uma pontuação mais baixa não mostram desempenho suficiente para candidatar-se a ocupar estas vagas, se acontecer alguma arrancada será de São Paulo ou Grêmio.
A Sulamericana nunca foi alvo de disputa, sempre foi vista como prêmio de consolação a quem fugiu do rebaixamento. Clubes que não devem aproximar-se da zona de degola e não tem potencial para disputa de vaga na Libertadores é que devem ficar nesta faixa da tabela, exemplos são Atlético-PR, Vasco, Palmeiras, São Paulo, Grêmio e Flamengo. Como são oito as vagas, as outras duas ficarão com que conseguir salvar-se do rebaixamento com um pouco de “gordura”.
No rebaixamento é “bangue-bangue sem mocinho”. Ninguém quer abraçar o capeta e disputar a segundona em 2011. Os goianos são os maiores candidatos, já que estão nesta situação há algum tempo. Os paulistas do itinerante Grêmio Prudente estão em queda no campeonato, o Atlético-MG ensaia rreação mas não consegue sair das últimas colocações. Vitória, Ceará e Avaí também tiveram queda de rendimento considerável nas últimas rodadas sendo ultrapassados na classificação, aproximando-se perigosamente da zona de rebaixamento. O Guarani também teve uma oscilação de rendimento, porém não tão forte, mesmo assim deve manter-se em alerta.
Por motivos óbvios, algum clube fará uma arrancada surpresa e obterá alguma classificação que neste momento é inesperada, assim como haverá uma queda de desempenho igualmente ou até mais inesperada, afinal de contas isto é futebol e o Campeonato Brasileiro é o mais difícil do planeta bola. Devemos ficar de olho em Fluminense, Santos, Botafogo, Guarani e Atlético-MG, únicos clubes que permanecem com seus treinadores originais, alguma surpresa deve acontecer com eles. Ou não...
quarta-feira, 1 de setembro de 2010
Grêmio em ação.
Nesta quarta o tricolor gaúcho recebe o bugre campineiro no Olímpico, a direção do clube tenta de todas as formas auxiliar o técnico Renato e seus jogadores, realiza promoção em que qualquer torcedor que paga ingresso pode levar outro como convidado. A expectativa da direção é de pelo menos trinta mil pessoas, mas devido principalmente ao tempo, a previsão é de chuva, não deve passar de vinte e cinco mil.
A equipe deve ser praticamente a mesma que empatou com o Atlético em Curitiba no último domingo, a única alteração deve ser o retorno de Adílson no lugar de Gílson, que jogou improvisado.
Foi especulada uma possível ida do capitão Souza para o banco, com a entrada de Leandro, porém na última coletiva o treinador gremista praticamente definiu a permanência do meia, provável equipe:
Victor; Gabriel, Vilson, R. Marquez e F. Santos; F. Rochembach, Adilson, Souza e Douglas; Jonas e Borges.
A equipe deve ser praticamente a mesma que empatou com o Atlético em Curitiba no último domingo, a única alteração deve ser o retorno de Adílson no lugar de Gílson, que jogou improvisado.
Foi especulada uma possível ida do capitão Souza para o banco, com a entrada de Leandro, porém na última coletiva o treinador gremista praticamente definiu a permanência do meia, provável equipe:
Victor; Gabriel, Vilson, R. Marquez e F. Santos; F. Rochembach, Adilson, Souza e Douglas; Jonas e Borges.
Inter em (férias).. Salvador
O Inter se foi a Bahia, bem que poderia ser realmente em férias pois para este ano já fez mais que sua obrigação, alcançou seu objetivo e parte agora para o que seria a consagração, um ano perfeito. Buscar qualquer um dos títulos disponíveis daria a este time o status de um dos melhores da história do clube. O Campeonato Brasileiro exigirá uma dose extra de esforço, já que o Fluminense abriu boa vantagem, a torcida entenderia se o clube preservasse seus profissionais para o Mundial Interclubes, onde serão apenas dois jogos, mas a direção insiste em tentar a conquista nacional.
O adversário de hoje é o Vitória, que recentemente trocou o treinador e que depois do último jogo enfrentou uma espécie de crise interna, com direito a discussão pública entre o treinador e seus jogadores, estes acusados de estarem fazendo "corpo mole".
Para completar o drama, o Inter vai desfalcado de quatro jogadores, Bolívar suspenso, Guinãzu e Alecsandro lesionados e D´Alessandro com a seleção argentina. A provável equipe deve ser Renan; Nei, Sorondo, Indio e Kleber; Glaydson, W. Matias, Tinga, Giuliano e Rafael Sóbis; Leandro Damião.
O adversário de hoje é o Vitória, que recentemente trocou o treinador e que depois do último jogo enfrentou uma espécie de crise interna, com direito a discussão pública entre o treinador e seus jogadores, estes acusados de estarem fazendo "corpo mole".
Para completar o drama, o Inter vai desfalcado de quatro jogadores, Bolívar suspenso, Guinãzu e Alecsandro lesionados e D´Alessandro com a seleção argentina. A provável equipe deve ser Renan; Nei, Sorondo, Indio e Kleber; Glaydson, W. Matias, Tinga, Giuliano e Rafael Sóbis; Leandro Damião.
Um certo joão qualquer..
Tinham um encontro marcado. Falando assim pode parecer que não havia outra possibilidade e realmente não havia. Sem ambos perceberem já estavam prometidos desde o primeiro encontro na juventude. Aliás quem presenciou o primeiro encontro deles jamais esquece, seus olhos grudaram nela como se nada mais estivesse acontecendo a volta dos dois. Foi um encontro mágico, que pouquíssimas vezes acontece tão cedo.
Depois daquele primeiro encontro, tão especial, tão diferente, estavam completamente enamorados, o tempo não passava quando estava longe dela, ela murchava quando a afastavam dele. Já não queriam mais ir a aula, ficar com ela era o que mais importava em sua curta existência. Os pais e professores por vezes demonstravam preocupação, pois não foram poucas as vezes que os estudos ficaram de lado. Não conseguia buscar concentração em aula, sabia que antes e depois da aula haveriam encontros, e estes sempre foram memoráveis.
Todos que acompanhavam aquela história imaginavam que com o tempo ela a abandonaria, encontraria coisa melhor diziam uns, teria decepções diziam outros, mas o tempo passava e eram cada dia mais cúmplices. De um tempo pra cá os amigos mais chegados perceberam que aquilo seria eterno, pois já se entendiam no olhar, ele pensava, ela fazia, tudo muito rápido sem que qualquer um que ali estivesse entendesse. Quando percebiam já havia acontecido, estava feito.
João, era esse seu nome, foi ficando cada vez mais conhecido, não a chamava pelo nome, deu-lhe um apelido carinhoso, porém ficava envergonhado quando lhe descobriam a chamando assim. Aos dezessete anos todos na cidade o conheciam. Em eventos onde havia grande concentração os dois bailavam com graça e elegância em meio aos outros homens que a observavam mas jamais ousavam tentar aproximar-se dela, sempre souberam que ela lhe pertencia. Ao final eram festejados e a cada final de semana o público a volta de ambos aumentava. Certa feita apareceu um corajoso rapaz que tentou separá-los, foi solenemente ignorado e tornou-se motivo de chacota dos presentes.
Com dezenove anos já havia quem pagasse para vê-los brilhar, e este foi apenas o começo da história, o tempo passava e a paixão só aumentava, ao ponto de todos perceberem que feitos um para o outro jamais seriam separados. João ganhou o mundo e muitos foram os que o conheceram em grande forma, porém com o passar dos anos já não conseguia mais encantar a todos com o mesmo brilho. Suas pernas já não respondiam mais como deveriam. Certo dia João percebeu que outros a encantavam de outras maneiras, ficou triste, aborrecido como nuca estivera, refletiu por longo tempo, tomou a decisão mais difícil de sua vida, nunca mais tocaria uma bola.
Depois daquele primeiro encontro, tão especial, tão diferente, estavam completamente enamorados, o tempo não passava quando estava longe dela, ela murchava quando a afastavam dele. Já não queriam mais ir a aula, ficar com ela era o que mais importava em sua curta existência. Os pais e professores por vezes demonstravam preocupação, pois não foram poucas as vezes que os estudos ficaram de lado. Não conseguia buscar concentração em aula, sabia que antes e depois da aula haveriam encontros, e estes sempre foram memoráveis.
Todos que acompanhavam aquela história imaginavam que com o tempo ela a abandonaria, encontraria coisa melhor diziam uns, teria decepções diziam outros, mas o tempo passava e eram cada dia mais cúmplices. De um tempo pra cá os amigos mais chegados perceberam que aquilo seria eterno, pois já se entendiam no olhar, ele pensava, ela fazia, tudo muito rápido sem que qualquer um que ali estivesse entendesse. Quando percebiam já havia acontecido, estava feito.
João, era esse seu nome, foi ficando cada vez mais conhecido, não a chamava pelo nome, deu-lhe um apelido carinhoso, porém ficava envergonhado quando lhe descobriam a chamando assim. Aos dezessete anos todos na cidade o conheciam. Em eventos onde havia grande concentração os dois bailavam com graça e elegância em meio aos outros homens que a observavam mas jamais ousavam tentar aproximar-se dela, sempre souberam que ela lhe pertencia. Ao final eram festejados e a cada final de semana o público a volta de ambos aumentava. Certa feita apareceu um corajoso rapaz que tentou separá-los, foi solenemente ignorado e tornou-se motivo de chacota dos presentes.
Com dezenove anos já havia quem pagasse para vê-los brilhar, e este foi apenas o começo da história, o tempo passava e a paixão só aumentava, ao ponto de todos perceberem que feitos um para o outro jamais seriam separados. João ganhou o mundo e muitos foram os que o conheceram em grande forma, porém com o passar dos anos já não conseguia mais encantar a todos com o mesmo brilho. Suas pernas já não respondiam mais como deveriam. Certo dia João percebeu que outros a encantavam de outras maneiras, ficou triste, aborrecido como nuca estivera, refletiu por longo tempo, tomou a decisão mais difícil de sua vida, nunca mais tocaria uma bola.
terça-feira, 24 de agosto de 2010
Coisas que me irritam no futebol
O futebol é o esporte que mais apaixona terráqueos, uma vez infectado pelo vírus que sir Charles Miller trouxe ao terceiro mundo, passa-se a contar os dias para a chegada do sonhado domingo de jogo. Alguns aspectos do nobre esporte bretão são irritantes e hjoje decidi expor aqui minha opinião para saber se mais alguém importa-se ou irrita-se com isso.
Hino antes dos jogos: Os jogadores entram no gramado ao som da torcida que insandecida ecebe seus guerreiros para mais uma batalha, eles vem de um aquecimento, movido a gritos de motivação, mesmo antes desta entrada fenomenal há a famosa reunião do túneel onde os líderes despejam gritos de ordem, jogadores sobem ao campo empolgados e ao o que acontece, todos são obrigados a ficarem perfilados ouvindo hinos. Sem contar que é uma excelente chance de demonstração de falta de educação da torcida que além de não prestar a devida atenção, por vezes vaia ou canta outros hinos sobre os que são executados. Outro fato, hoje em dia quantos jogadores do estado temos em nossas equipes, vários sequer sabem que estados tem hinos, então acabem de vez com essa lei de hino antes dos jogos.
Árbitros que não falam sobre os lances e não sofrem punições quando erram: Segundo a FIFA, o principal motivo da não adoção de meios eletrônicos para aplicar regras ao futebol é que este é o esporte apaixonante devido justamente a polêmica provocada pelas discussões sobre as interpretações dos homens do apito que comandam as partidas, pois bem não serei contra essa "tradição", apenas gostaria que os juizes falassem sobre suas interpretações logo ao sair de campo e não depois de ver e rever os lances polêmicos na TV, ou nem depois disso, pois tem coisas que são realmente inexplicáveis. Entendo que deveria existir uma Comissão de Arbitragem séria, coisa muiti difícil neste país, e que houvesse uma lei clara para erros de arbitragem, errou assim punido assim, errou assado punido assado. Este é um meio de tentar melhorar o nível da arbitragem no país, pois somente com suspensões por partida, que automaticamente provoca prejuízo financeiro aos árbitros que poderá haver uma melhora sensível na qualidade.
Especialistas em matemática que tentam fazer projeções: O futebol é um esporte onde são muitas as influências a pressão por resultados, a necessidade de resultados, o estado psicológico dos jogadores, os adversários que ainda há pela frente e suas respectivas aspirações e posições no campeonato, ainda há mais fatores que influenciam. Ai vem os matemáticos, especialistas na ciência exata dos números e me diz que a chance de uma equipe cair é de 99,9% faltando seis rodadas para o final, e a equipe termina o campeonato e não somente não cai, como hoje lidera o campeonato, queria voltar no tempo e pedir o cálculo da possibilidade de hoje aquele time dado como rebaixado estar liderando a classificação.
Vou parar por aqui, teria mais coisas mas acabarei tirando a vontade de alguns, se quiser entrar na parte da falta de profissionalismo dos jogadores, entre outras coisas do "submundo" da bola.
Hino antes dos jogos: Os jogadores entram no gramado ao som da torcida que insandecida ecebe seus guerreiros para mais uma batalha, eles vem de um aquecimento, movido a gritos de motivação, mesmo antes desta entrada fenomenal há a famosa reunião do túneel onde os líderes despejam gritos de ordem, jogadores sobem ao campo empolgados e ao o que acontece, todos são obrigados a ficarem perfilados ouvindo hinos. Sem contar que é uma excelente chance de demonstração de falta de educação da torcida que além de não prestar a devida atenção, por vezes vaia ou canta outros hinos sobre os que são executados. Outro fato, hoje em dia quantos jogadores do estado temos em nossas equipes, vários sequer sabem que estados tem hinos, então acabem de vez com essa lei de hino antes dos jogos.
Árbitros que não falam sobre os lances e não sofrem punições quando erram: Segundo a FIFA, o principal motivo da não adoção de meios eletrônicos para aplicar regras ao futebol é que este é o esporte apaixonante devido justamente a polêmica provocada pelas discussões sobre as interpretações dos homens do apito que comandam as partidas, pois bem não serei contra essa "tradição", apenas gostaria que os juizes falassem sobre suas interpretações logo ao sair de campo e não depois de ver e rever os lances polêmicos na TV, ou nem depois disso, pois tem coisas que são realmente inexplicáveis. Entendo que deveria existir uma Comissão de Arbitragem séria, coisa muiti difícil neste país, e que houvesse uma lei clara para erros de arbitragem, errou assim punido assim, errou assado punido assado. Este é um meio de tentar melhorar o nível da arbitragem no país, pois somente com suspensões por partida, que automaticamente provoca prejuízo financeiro aos árbitros que poderá haver uma melhora sensível na qualidade.
Especialistas em matemática que tentam fazer projeções: O futebol é um esporte onde são muitas as influências a pressão por resultados, a necessidade de resultados, o estado psicológico dos jogadores, os adversários que ainda há pela frente e suas respectivas aspirações e posições no campeonato, ainda há mais fatores que influenciam. Ai vem os matemáticos, especialistas na ciência exata dos números e me diz que a chance de uma equipe cair é de 99,9% faltando seis rodadas para o final, e a equipe termina o campeonato e não somente não cai, como hoje lidera o campeonato, queria voltar no tempo e pedir o cálculo da possibilidade de hoje aquele time dado como rebaixado estar liderando a classificação.
Vou parar por aqui, teria mais coisas mas acabarei tirando a vontade de alguns, se quiser entrar na parte da falta de profissionalismo dos jogadores, entre outras coisas do "submundo" da bola.
segunda-feira, 23 de agosto de 2010
Torcedor é passional, não adianta.
O final de semana me mostrou um fator do futebol, a passionalidade do torcedor, o Inter conquistou o bicampeonato da américa na última quarta, os jogadores, não poderia ser diferente festejaram o titulo com a intensidade que a conquista merece, e naturalmente foram liberados dos treinos e da partida contra o Atlético-GO.
Ai entra em campo o imponderável, a torcida que em tese foi ao estádio sabendo que encontraria um time de reservas, desentrosado acabou por vaiar a equipe já no intervalo do jogo. Quase a totalidade das emissoras de rádio e dos jornalistas presentes no estádio condenou a atitude dos torcedores.
Existem duas maneiras de ver este fato, a primeira é que foi um erro a escalação de tantos reservas e que talvez até tenham subestimado o atual lanterna do Brasileirão, entendendo que ganhariam mesmo com os suplentes. A torcida que paga sua mensalidade ou seu ingresso vai ao estádio para ver seu time ganhar, para os que gastam parte de seu salário investindo em o que para eles é uma diversão tem sim o direito de vaiar caso não recebam pelo que pagaram, eles não tem culpa das opções da comissão técnica e da direção.
Outro aspecto é a amostra de exigência do torcedor colorado, fator a ser saudado, mostra que a torcida colorada quer o título do Brasileiro, até por que vaga na Libertadores o clube já possui. É com atitudes assim que o clube cresce, contanto que não sejam demasiadas pois a torcida também tem que entender e ajudar no planejamento do clube, este é o segundo fator.
Terminada a competição que foi a prioridade no ano, chega o momento de planejar o Mundial de Clubes e o início de 2011, os dirigentes devem recordar o desastre que foi o início de 2007, quando tentaram começar o Gauchão com a equipe reserva e pela pressão de resultados tiveram de colocar em campo jogadores mal preparados fazendo com que a campanha terminasse desastrosamente em um confronto em Veranópolis. A forma física dos jogadores deve ser repensada apartir de agora pois o jogo final do mundial será em 18 de dezembro e nesta data geralmente os atletas estão em final de temporada, com músculos estropiados. Não acho que este possa ser o ano do Inter buscar o título do Brasileiro, pois o campeonato é longo e desgasta jogadores, então que se faça um plano bem feito para que atletas possam chegar bem em Abu Dabi e em condições de suplantar fisicamente o elenco de selecionáveis da Inter de Milão, e que esta competição não afete o início de temporada da equipe de 2011.
Ai entra em campo o imponderável, a torcida que em tese foi ao estádio sabendo que encontraria um time de reservas, desentrosado acabou por vaiar a equipe já no intervalo do jogo. Quase a totalidade das emissoras de rádio e dos jornalistas presentes no estádio condenou a atitude dos torcedores.
Existem duas maneiras de ver este fato, a primeira é que foi um erro a escalação de tantos reservas e que talvez até tenham subestimado o atual lanterna do Brasileirão, entendendo que ganhariam mesmo com os suplentes. A torcida que paga sua mensalidade ou seu ingresso vai ao estádio para ver seu time ganhar, para os que gastam parte de seu salário investindo em o que para eles é uma diversão tem sim o direito de vaiar caso não recebam pelo que pagaram, eles não tem culpa das opções da comissão técnica e da direção.
Outro aspecto é a amostra de exigência do torcedor colorado, fator a ser saudado, mostra que a torcida colorada quer o título do Brasileiro, até por que vaga na Libertadores o clube já possui. É com atitudes assim que o clube cresce, contanto que não sejam demasiadas pois a torcida também tem que entender e ajudar no planejamento do clube, este é o segundo fator.
Terminada a competição que foi a prioridade no ano, chega o momento de planejar o Mundial de Clubes e o início de 2011, os dirigentes devem recordar o desastre que foi o início de 2007, quando tentaram começar o Gauchão com a equipe reserva e pela pressão de resultados tiveram de colocar em campo jogadores mal preparados fazendo com que a campanha terminasse desastrosamente em um confronto em Veranópolis. A forma física dos jogadores deve ser repensada apartir de agora pois o jogo final do mundial será em 18 de dezembro e nesta data geralmente os atletas estão em final de temporada, com músculos estropiados. Não acho que este possa ser o ano do Inter buscar o título do Brasileiro, pois o campeonato é longo e desgasta jogadores, então que se faça um plano bem feito para que atletas possam chegar bem em Abu Dabi e em condições de suplantar fisicamente o elenco de selecionáveis da Inter de Milão, e que esta competição não afete o início de temporada da equipe de 2011.
quarta-feira, 18 de agosto de 2010
A grande final
Estamos diante seguramente do jogo mais importante deste ano na América Latina (pois o México esteve participando desta competição) Inter e Chivas disputam hoje a Libertadores da América e o direito de disputar a Recopa, pois o representante em Abu Dabhi será o Inter. A decisão de hoje a noite deverá ser o evento esportivo com a maior cobertura deste ano no país, pois estão em Porto Alegre, além de toda a imprensa especializada brasileira, equipes mexicanas, naturalmente, argentinas, uruguaias, chilenas, japonesas, vários veículos europeus e americanos, todos transmitirão ou noticiarão os acontecimentos de logo mais as 22 horas no Gigante da Beira Rio.
Vamos ao que interessa, ao jogo, o Inter entra em campo, com o que tem de melhor, as presenças de Tinga, Guiñazu e Alecsandro foram confirmadas pela reportagem sa rádios que cobrem a decisão, ainda resta uma pequena dúvida pois é arriscado colocar em campo dois jogadores voltando de lesão muscular recente, casos de Tinga e Alecsandro, porém Celso Roth tem um excelente substituto para Tinga, o coringa/ xodó/ amuleto Giuliano, e como o Inter não precisa fazer gols, basta não toma-los e será campeão, Alecsandro também não deverá fazer falta, o único perigo está no clima de já ganhou instaurado no Beira Rio com a vitória no Omnilife, casa do Chivas, cabe aqui lembrar do Universidad de Chile que ao empatar no México, perdeu a vaga na decisão em casa.
O clube mexicano vem a Porto Alegre como franco atirador, depois da partida de quarta passada, onde o Inter foi dono do jogo e venceu até com certa facilidade. Os mexicanos devem estar motivados pois em todos os jornais, já os dão como derrotados, com certeza este fato será utilizado como fator motivacional. Não acredito que consigam reverter, aumenos pelo futebol apresentado até agora. Será preciso um hecatombe para que o Inter não conquiste seu bicampeonato da Copa Libertadores, pois com estádio lotado e vantagem do empate, dificilmente o Chivas volte para o México com excesso de bagagem.
Porto Alegre respira futebol
Um dado divulgado pela imprensa gaúcha me chamou a atenção nos últimos dias, de 2005 pra cá tivemos 4 finais de Libertadores em Porto Alegre, senão vejamos, em 2005 o Atlético/PR veio fazer o primeiro jogo no Beira Rio pois a Arena da Baixada não oferecia as condições exigidas para o jogo contra o São Paulo, em 2006 foi o grande ano colorado com a conquista da Libertadores no Beira Rio contra o São Paulo, em 2007 o Grêmio foi o representante gaúcho, perdendo a final para o Boca Juniors no Olímpico, passaram-se dois anos e Porto Alegre entra novamente no roteiro das Conmebol.
Com isso, a rede hoteleira da capital gaúcha está lotada, um número enorme de profissionais da área estão aqui, jornalistas, patrocinadores, turistas, torcedores, enfim a movimentação econômica que uma final de Libertadores traz impressiona a todos. Este deve ser o motivo que a Europa decidiu que o principal jogo da Champions League, equivalente a Libertadores, porém com muito mais zeros depois da vírgula, tem sede itinerante, assim vários países tem a possibilidade de lucrar com o evento. Creio que logo esta medida será adotada pela Conmebol, ou o privilégio de sediar final de Libertadores difícilmente sairá do eixo Buenos Aires - Rio de Janeiro.
Por último temos que ressaltar a forma como os dois grandes clubes gaúchos evoluiram administrativamente na última década, puxados pelo Internacional que espelhando-se em exemplos europeus e mirando sempre grandes títulos conseguiu ultrapassar a barreira dos cem mil sócios, garantindo assim receita mensal muito acima da média brasileira, outro fator a ser considerado foi a política de compra de jovens talentos, mesclando com jogadores afirmados, valorizando e revendendo obtendo lucro significativo, sem contar a garimpagem feita por seu departamento de base. No Grêmio há um sério fator que segura o avanço do clube, o chamado condomínio de credores, saída criativa encontrada pela direção para conseguir respirar e fazer algum investimento no time. Quando este estiver quitado o clube poderá projetar novos investimentos e com a construção do novo estádio, a famosa Arena retomar o caminho das conquistas, que na última década foi pavimentado nas cores vermelho e branco.
Com isso, a rede hoteleira da capital gaúcha está lotada, um número enorme de profissionais da área estão aqui, jornalistas, patrocinadores, turistas, torcedores, enfim a movimentação econômica que uma final de Libertadores traz impressiona a todos. Este deve ser o motivo que a Europa decidiu que o principal jogo da Champions League, equivalente a Libertadores, porém com muito mais zeros depois da vírgula, tem sede itinerante, assim vários países tem a possibilidade de lucrar com o evento. Creio que logo esta medida será adotada pela Conmebol, ou o privilégio de sediar final de Libertadores difícilmente sairá do eixo Buenos Aires - Rio de Janeiro.
Por último temos que ressaltar a forma como os dois grandes clubes gaúchos evoluiram administrativamente na última década, puxados pelo Internacional que espelhando-se em exemplos europeus e mirando sempre grandes títulos conseguiu ultrapassar a barreira dos cem mil sócios, garantindo assim receita mensal muito acima da média brasileira, outro fator a ser considerado foi a política de compra de jovens talentos, mesclando com jogadores afirmados, valorizando e revendendo obtendo lucro significativo, sem contar a garimpagem feita por seu departamento de base. No Grêmio há um sério fator que segura o avanço do clube, o chamado condomínio de credores, saída criativa encontrada pela direção para conseguir respirar e fazer algum investimento no time. Quando este estiver quitado o clube poderá projetar novos investimentos e com a construção do novo estádio, a famosa Arena retomar o caminho das conquistas, que na última década foi pavimentado nas cores vermelho e branco.
Grêmio no Nordeste
Treinador busca melhor esquema para vitória fora de casa. |
quinta-feira, 12 de agosto de 2010
O Impacto de Renato !!!
Ele chegou, o novo treinador do Grêmio está neste momento na concentração do time, Hotel Deville preparando-se para o confronto das 19:30 contra o Goiás pela Copa Sulamericana. A chegada apoteótica, com os mais de 500 torcedores que foram ao aeroporto recepcionar o ídolo máximo da torcida tricolor, seguida da rápida entrevista coletiva são apenas os primeiros passos neste desafio de não manchar a imagem do Renato Portaluppi, ponta direita endia brado que deu tantas alegrias e o título máximo do clube. Quem desambarcou hoje ao meio dia foi o Renato Gaúcho, técnico de futebol, estilo bombeiro, pois foi chamado por três vezes a salvar do rebaixamento Vasco e Fluminense e em duas conseguiu, tem apenas um trabalho que se pode chamar de bom a campanha do vice campeonato da Libertadores com o Fluminense. Renato terá que mostrar uma evolução em alguns aspectos, suas declarações polêmicas terão de ter alguma contenção visto que aqui ele sabe muito bem que são apenas dois os grandes clubes ao invés dos quatro do RJ, onde fazia provocações aos montes. O desafio de tirar o Grêmio deste má fase passa pelos primeiros jogos contra o Goiás no Olímpico, hoje o importante é a classificação, mas domingo a vitória é imprescíndivel, pois a equipe precisa afastar-se dos clubes que estão na parte de baixo da tabela para poder dar prioridade a Sulamericana, único título possível ainda para este ano.
O único risco é Renato não conseguir bons resultados neste início de campanha, pois a direção apostou todas as suas fichas neste nome, se ele não conseguir reverter a atual situação, ninguém conseguirá e ai o Grêmio passa a correr sério risco de rebaixamento.
O único risco é Renato não conseguir bons resultados neste início de campanha, pois a direção apostou todas as suas fichas neste nome, se ele não conseguir reverter a atual situação, ninguém conseguirá e ai o Grêmio passa a correr sério risco de rebaixamento.
Renato: A aposta final do presidente. |
Quase Bi Campeão...
Foi como se não houvesse grama sintética, como se o Inter jogasse em casa, como se fosse apenas mais uma partida entre tantas outras na história do clube. Os comandados de Celso Roth, simplesmente não tomaram conhecimento do Chivas Guadalajara, sua torcida, seu estádio novo e qualquer outra coisa que estivesse entre o Inter e a plaqueta que é colocada na taça todo ano ao final da Libertadores. Os jogadores impuseram seu ritmo, ficaram com posse de bola e não deixaram que o Chivas desse trabalho algum ao goleiro Renan, pois até quando marcou seu gol, se puderem observar, o jogador mexicano não tentou encobrir Renan, teve sorte de golpear a bola daquela maneira e fazer o gol, apenas isto.
O gol do Chivas, último ato da primeira etapa, ao contrário do que se poderia pensar, fortaleceu o Inter, que voltou ainda com mais imposição e dominio da partida, se no primeiro tempo foram duas bolas na trave, no segundo, Giuliano e Bolívar colocaram na rede e deixaram o colorado bem próximo de estampar seu nome pela segunda vez no caneco da Libertadores.
A imprensa mexicana escreveu que o Inter feriu o Chivas de morte, mas os mexicanos realmente não estão mortos, duas constatações deixam em alerta os torcedores do Inter, o primeiro é a equipe mexicana que nos dois confrontos anteriores venceu fora de casa conseguindo sua classificação nos estádios dos adversários. O segundo ponto são as decisões que o próprio Inter venceu fora de casa, na Libertadores 2006, venceu o São Paulo no Morumbi, mas perdeu em casa e o mesmo ocorreu na decisão da Sulamericana contra o Estudiantes, venceu na Argentina com um homen a menos e perdeu no Beira Rio, conquistando o título somente na prorrogação. Não vejo muita chance de fato semelhante repetir-se, pois no jogo de ontem a imposição do Inter foi tamanha, que se tivesse um pouco mais de ambição poderia ter matado o Chivas com mais um gol e transformado a partida de quarta que vem em um amistoso festivo.
O gol do Chivas, último ato da primeira etapa, ao contrário do que se poderia pensar, fortaleceu o Inter, que voltou ainda com mais imposição e dominio da partida, se no primeiro tempo foram duas bolas na trave, no segundo, Giuliano e Bolívar colocaram na rede e deixaram o colorado bem próximo de estampar seu nome pela segunda vez no caneco da Libertadores.
Alecsandro saiu lesionado mas não preocupa para o jogo de volta |
quarta-feira, 11 de agosto de 2010
A cabeça de Celso Roth
Eu estava agora a pouco imaginando como estará a imaginação do Celso Roth neste momento, depois de ser dispensado pelo Grêmio após fazer excelente campanha na competição que então era prioridade para o clube, foi contratado pelo Inter para disputar as semi finais, a qual passou com muitos méritos e agora a final, onde já classificado para o mundial de clubes, terá que fazer prevalecer o favoritismo e vencer os mexicanos no mata-mata.
Ocorre que Roth não terá sua engrenagem principal no jogo de ida e escolher o substituto de Tinga poderá definir o confronto no jogo de ida, são três as opções, a primeira peça é Giuliano, meia mais próximo das características de movimentação e posse de bola do titular, mas que não oferece poder de marcação fundamental em um jogo fora de casa, a segunda opção é Wilson Mathias, volante de boa técnica e boa marcação, mas que pode chamar o Chivas a atacar o Inter ainda mais pois suas características ofensivas não o credenciam para mater a posse de bola longe do gol de Renan, uma das chaves do sucesso da equipe de Celso Roth. Correndo por fora está Andrezinho, meia que agrega muita qualidade quando entra, mas que misteriosamente quando inicia entre os titulares não consegue reproduzir suas atuações de suplente, tem as características necessárias a função, mas há dúvidas se conseguirá coloca-las em prática.
Há ainda a misteriosa grama sintética do novíssimo Omni Life, para os jogadores de linha, os problemas de adaptação irão desaparecendo, o pior será para o goleiro Renan, pois as reportagens que vem do México dão conta que será ele o principal prejudicado com a velocidade que a bola pega no piso mais duro e com menos aderência do novo estádio do Chivas, ao qual mesmo a equipe mexicana ainda não estará bem adaptada.
Ocorre que Roth não terá sua engrenagem principal no jogo de ida e escolher o substituto de Tinga poderá definir o confronto no jogo de ida, são três as opções, a primeira peça é Giuliano, meia mais próximo das características de movimentação e posse de bola do titular, mas que não oferece poder de marcação fundamental em um jogo fora de casa, a segunda opção é Wilson Mathias, volante de boa técnica e boa marcação, mas que pode chamar o Chivas a atacar o Inter ainda mais pois suas características ofensivas não o credenciam para mater a posse de bola longe do gol de Renan, uma das chaves do sucesso da equipe de Celso Roth. Correndo por fora está Andrezinho, meia que agrega muita qualidade quando entra, mas que misteriosamente quando inicia entre os titulares não consegue reproduzir suas atuações de suplente, tem as características necessárias a função, mas há dúvidas se conseguirá coloca-las em prática.
Há ainda a misteriosa grama sintética do novíssimo Omni Life, para os jogadores de linha, os problemas de adaptação irão desaparecendo, o pior será para o goleiro Renan, pois as reportagens que vem do México dão conta que será ele o principal prejudicado com a velocidade que a bola pega no piso mais duro e com menos aderência do novo estádio do Chivas, ao qual mesmo a equipe mexicana ainda não estará bem adaptada.
Bolívar comandará a defesa colorada hoje |
Brasil 2 x 0 EUA
Foi acima do esperado, claro que temos que esperar mais jogos para julgar melhor, temos de levar em consideração que a equipe americana foi praticamente a mesma da Copa, e além de estar um fim de temporada, não tinha motivação nenhuma na partida, já os meninos brasileiros, estavam empolgadíssimos com a estréia, além da inteligência do treinador Mano Menezes que aproveitou o entrosamento dos meninos do Santos do meio para frente.
A defesa foi bem, pouca exigida, Victor quase não teve trabalho, embora chegou a soltar uma cobrança de falta recuperando-se no mesmo lance, Daniel Alves foi o mais modesto, por estar parado desde a Copa sentiu a falta de ritmo, Thiago Silva mostrou firmeza quando participou, David Luis foi o destaque da defesa com atuação destacada pelas antecipações e saída qualificada, André Santos foi ao apoio com qualidade, chegando ao fundo e fazendo bons cruzamentos. No meio Lucas foi um bom primeiro volante, desarmando bastante, auxiliado por Ramires que desde a Copa deixou seu lugar reservado, a dupla de volantes daqui pra frente deve ser Sandro e Ramires com Paulo Henrique Ganso fazendo a função de armação. No ataque os pontas ou wingers como são chamados neste esquema foram os destaques da equipe, Neymar e Robinho deram velocidade e toque de bola ao ataque brasileiro e Alexandre Pato voltou a ter boa atuação, jogando ao lado de jogadores com bom toque de bola.
A estréia foi boa, mas não se pode deixar a empolgação tomar conta, os americanos, jogando deste jeito não podem ser considerados adversários fortes, então teremos que aguardar por novos testes para uma análise mais correta deste novo Brasil.
A defesa foi bem, pouca exigida, Victor quase não teve trabalho, embora chegou a soltar uma cobrança de falta recuperando-se no mesmo lance, Daniel Alves foi o mais modesto, por estar parado desde a Copa sentiu a falta de ritmo, Thiago Silva mostrou firmeza quando participou, David Luis foi o destaque da defesa com atuação destacada pelas antecipações e saída qualificada, André Santos foi ao apoio com qualidade, chegando ao fundo e fazendo bons cruzamentos. No meio Lucas foi um bom primeiro volante, desarmando bastante, auxiliado por Ramires que desde a Copa deixou seu lugar reservado, a dupla de volantes daqui pra frente deve ser Sandro e Ramires com Paulo Henrique Ganso fazendo a função de armação. No ataque os pontas ou wingers como são chamados neste esquema foram os destaques da equipe, Neymar e Robinho deram velocidade e toque de bola ao ataque brasileiro e Alexandre Pato voltou a ter boa atuação, jogando ao lado de jogadores com bom toque de bola.
A estréia foi boa, mas não se pode deixar a empolgação tomar conta, os americanos, jogando deste jeito não podem ser considerados adversários fortes, então teremos que aguardar por novos testes para uma análise mais correta deste novo Brasil.
Thiago Silva, Alexandre Pato, Andrè Santos, Davi Luis, Ganso e Victor Daniel Alves, Lucas, Neymar, Robinho e Ramires |
terça-feira, 10 de agosto de 2010
Renato chega amanhã.
Como ninguém confirmou eu farei isso, Renato Gaúcho, ou melhor Renato Portaluppi como ficou conhecido pela torcida do Grêmio é o novo treinador do clube, embora nada esteja assinado, ninguém confirme mas isto já é realidade, e digo isto baseado nos fatos reais (isto não ficou muito bom...). Renato sempre disse que queria, seu procurador em entrevista ontem no Rio afirmou que a proposta do Grêmio foi feita, disse que Renato chegou a ficar emocionado ao receber a proposta, e o diretor de futebol do Grêmio Alberto Guerra afirmou que na quinta feira o clube terá um treinador na casamata, por mais inexperiente que seja o novo diretor, ele não faria uma declaração destas se não tivesse certeza de um anúncio oficial, hoje após o jogo do Bahia pela série B.
Já li inclusive que Renato já teria recebido um dossiê, ou algo semelhante sobre os jogadores do grupo e que existem duas "lideranças negativas" no elenco, agora é aguardar a apresentação oficial, e ver se toda a empolgação pela volta do ídolo entrará para dentro de campo e dará resultado prático.
Já li inclusive que Renato já teria recebido um dossiê, ou algo semelhante sobre os jogadores do grupo e que existem duas "lideranças negativas" no elenco, agora é aguardar a apresentação oficial, e ver se toda a empolgação pela volta do ídolo entrará para dentro de campo e dará resultado prático.
O jogo em que Renato fez história |
segunda-feira, 9 de agosto de 2010
Novo Técnico
Treinadores disponíveis não há. Exceto tite que recentemente teve passagem pelo Inter e que saiu do Grêmio brigado com o mesmo grupo que agora comanda o clube, além de ter brigado com Paulo Paixão, embora ambos digam que já se acertarm. O fato é que bons treinadores estão empregados e maus não interessam, então podemos cogitar Renato Gaúcho, não chega a ser um profissional renomado, mas tem história no clube, tem o perfil bombeiro que a direção precisa neste momento e acalmaria fúria da torcida contra a direção, portanto deve ser o ficha 01, Tite pelos problemas anteriores enfrentaria resistência, mas seria a melhor opção pela capacidade de aglutinação e liderança. Outros cotados seriam nomes como Mário Sérgio, Geninho, Argel ou outro nome de menor projeção, estes seriam apostas como Silas foi, o que para o momento é arriscado. Deve desembarcar Renato e toda sua presença de espírito, se é que podemos assim chamar suas declarações polêmicas.
Saída de Silas
Como já havia escrito aqui, era uma questão de tempo, pois todos já percebiam que a troca no comando técnico gremista era questão de tempo. Silas não teve no Grêmio a mesma paciência que os torcedores e direção do Avaí tiveram com ele no Brasileiro do ano passado quando também enfrentou uma sequência de jogos sem vencer. Concordo com alguns críticos do trabalho do agora ex-técnico gremista que as campanhas do Gauchão e da Copa do Brasil mascararam o desempenho do time pois são competições fracas, até a Copa do Brasil, onde nem o Fluminense, atual líder do campeonato brasileiro foi um adversário que impôs alguma resistência. Outro fato que contribuiu foi a inter temporada desastrada onde o treinador não repetiu nenhuma escalação, quando deveria ter aproveitado para entrosar uma equipe titular. por fim junto com Silas sai Luis Onofre Meira, diretor de futebol, como seu discurso desgastado de "planejamento" e as contratações que não tinham "perfil" para atuar no Grêmio mas que acabaram jogando e bem em outros clubes, caso mais classico o meia Giberto, sem contar no inchaço da folha salarial, que segundo jornalistas de radios de Porto Alegre, beiram os três milhôes de reais mensais. Juntando estes fatos com a falta de resultados não houve como o presidente Duda Kroeff manter seu fiel escudeiro. Agora é definir um treinador, buscar sair da zona de rebaixamento o mais rápido possível e tentar o título da Sulamericana, que apaziguaria um pouco a crise, que pode aumentar se o arqui-rival obtiver sucesso na final da Libertadores e no Mundial de Clubes.
Inter em Dubai
Foi dentro do que eu esperava. o jogo seguiu emocionante, disputado e cheio de nuances até o último trilar de apito. Mesmo com a derrota e ai entra uma curiosidade, a maior vitória da carreira do treinador Celso Roth é uma derrota, fato curioso na vida do treinador com fama de retranqueiro. O que importa realmente é a classificação para o Mundial Interclubes da Fifa em Dezembro e a chance de conquistar o bi-campeonato da Libertadores. Cabe aqui um elogio ao responsável pelo futebol colorado, que acertou ao trazer justamente o contestado Celso Roth mas que todos sabem que arranca bem em suas passagens por clubes brasileiros. Agora é decidir a Libertadores, e planejar o Mundial, pois a Inter de Milão estará aguardando pelo Inter de Porto Alegre.
quinta-feira, 5 de agosto de 2010
São Paulo x Inter
Esta noite, no Morumbi será definido o representante brasileiro no Mundial de Clubes da Fifa, uma vez que como todos sabem o mexicano Chivas não poderá ir como representante da Conmebol, ao meu ver, o São Paulo vence a partida, não sei se conseguirá a classificação, mas pela mobilização, a vitória não deve escapar do time são paulino, dois serão os fatores que definirão a classificação, o primeiro é a imposição em campo, se o Inter ficar somente se defendendo como o São Paulo fez no Beira Rio, dificilmente conseguirá segurar o ímpeto da equipe, e a pressão dos torcedores, o segundo fator e o ataque colorado, pois é pouco provavel que o inter leve três gols no jogo de logo mais, portanto caso o ataque consiga fazer um gol apenas, a final da Libertadores fica bem mais perto do Beira Rio.
Todo o futuro do Inter no ano passará pela atuação da equipe nesta noite, e a posse de bola, de preferência longe do gol de Renan, será imprescindível para que ao final do ano o Inter tente fazer mais uma final com sua chará italiana em uma possível final em Abu Dabhi, no mundial interclubes.
Todo o futuro do Inter no ano passará pela atuação da equipe nesta noite, e a posse de bola, de preferência longe do gol de Renan, será imprescindível para que ao final do ano o Inter tente fazer mais uma final com sua chará italiana em uma possível final em Abu Dabhi, no mundial interclubes.
Grêmio x Goiás
Esse jogo vai ser "uma briga de foice no escuro", briga dos desesperados, digamos que no confronto o favoritismo seja do Grêmio pois, tem mais time, mais grupo e joga a segunda em casa. No confronto desta noite no Serra Dourada qualquer resultado é possível, diriam os leitores mais irritados "Baita opinião" qualquer resultado.... mas infelizmente pelo momento que vivem ambos os clubes, se o Grêmio que até vem tendo um rendimento bom em campo mas não tem obtido resultados, se conseguir uma vitória não será anormal, e passará pelo momento do Goiás, se este vencer, haverá até agravamento da crise no Olímpico, mas não chega a ser uma zebra e empate então nem se fala..
O jogo da Libertadores acaba ofuscando a partida das 19:30 e principalmente em caso de mau resultado do Grêmio, o reflexo será imediato, mais tênue caso passe o São Paulo a final, mas caso o classificado seja o Inter, a combinação com vitória do Goiás pode levar o emprego do técnico Silas.
O jogo da Libertadores acaba ofuscando a partida das 19:30 e principalmente em caso de mau resultado do Grêmio, o reflexo será imediato, mais tênue caso passe o São Paulo a final, mas caso o classificado seja o Inter, a combinação com vitória do Goiás pode levar o emprego do técnico Silas.
quarta-feira, 4 de agosto de 2010
Projeção da Final da Copa do Brasil
Daqui a pouco Vitória e Santos adentram campo no Barradão, o Manoel Barradas, buscando o título da Copa do Brasil e a primeira vaga brasileira na Libertadores de 2011.
O Santos entra como favorito, após vitória por 2x0 no Urbano Caldeira a famosa Vila Belmiro. Dois aspectos tornam o Santos favorito, tem o melhor grupo, pelo menos o mais afirmado com quatro jogadores convocados por Mano Menezes para a nova seleção brasileira, e a outra a forma de atuar dos paulistas, extremamente ofensivo, que joga bem normalmente com quem se propõe a atacar deixando assim generosos espaços que geralmente são bem aproveitados por Ganso, Robinho, Neymar e cia. Entendo que conseguindo fazer um gol no Barradão o Santos garante o título que Neymar deixou escapar na Vila com aquela cavadinha ridícula.
Já o Vitória se apega na atual campanha do clube na Copa do Brasil, sempre fazendo bons jogos em casa e com goleadas frequentemente. Não há muito mais a falar sobre o surprendente Vitória, em uma equipe bem montada taticamente pelo seu treinador, outra agradável surpresa o senhor Ricardo Silva, uma revelação entre o mundo restrito dos técnicos da primeira divisão do brasileirão.A expectativa é de um bom jogo com muitos gols e fica também a expectativa pela promessa da torcedora número um do Vitória, a cantora Ivete Sangalo que disse que deixaria seu trio elétrico estacionado do lado de fora do estádio para agraciar os torcedores com um show caso o Vitória consiga a façanha de conquistar a Copa do Brasil.
Boa Sorte a ambos e que tenhamos todos um bom jogo.
terça-feira, 3 de agosto de 2010
Mais uma polêmica do Juca
Na coluna do jornalista Juca Kfouri no site UOL, há algumas críticas ao Inter, abaixo minha opinião e o link para a coluna citada.
São dois fatos distintos, um o fato do problema nas caldeiras que aquecem a água para o vestiário do Beira Rio que foi admitido pela direção do Inter, e que o maior problema que trouxe tanto a Grêmio quanto a São Paulo, foi um pequeno atraso no banho dos jogadores. O outro é a forma com que o CORINTIANO cronista interpréta os acontecimentos, tendenciosa, mostrando tanto rancor com o clube gaúcho que chega a citar como referência o DVD do Fernando Carvalho da final da Copa do Brasil de 2009. Se trata apenas de mais uma provocação a inteligência dos leitores do blog, e os que aceitarem esta provocação e vestirem essa camiseta de anti coloradismo, provavelmente serão os mesmos que quando o Grêmio atravessava um bom momento semelhante qualificavam o time gaúcho como violento e vendiam este peixe a mídia de Rio e São Paulo.
Grande Abraço.
Jornalista sempre foi polêmico
http://blogdojuca.uol.com.br/São dois fatos distintos, um o fato do problema nas caldeiras que aquecem a água para o vestiário do Beira Rio que foi admitido pela direção do Inter, e que o maior problema que trouxe tanto a Grêmio quanto a São Paulo, foi um pequeno atraso no banho dos jogadores. O outro é a forma com que o CORINTIANO cronista interpréta os acontecimentos, tendenciosa, mostrando tanto rancor com o clube gaúcho que chega a citar como referência o DVD do Fernando Carvalho da final da Copa do Brasil de 2009. Se trata apenas de mais uma provocação a inteligência dos leitores do blog, e os que aceitarem esta provocação e vestirem essa camiseta de anti coloradismo, provavelmente serão os mesmos que quando o Grêmio atravessava um bom momento semelhante qualificavam o time gaúcho como violento e vendiam este peixe a mídia de Rio e São Paulo.
Grande Abraço.
quinta-feira, 29 de julho de 2010
A Final passa pelo Morumbi
O jogo de ontem comprovou a qualidade e a boa fase da equipe colorada, o fato que comprova esta teoria é que o goleiro Renan só foi praticar sua primeira defesa ao final da partida, além disso o Inter passou todo o tempo jogando dentro do campo do São Paulo, rondando Rogério Ceni, procurando a brecha que só Giuliano foi capaz de encontrar, foi o suficiente para que a equipe de Celso Roth garantisse o embarque para São Paulo com uma vantagem mínima mas ao mesmo tempo enorme, o placar foi o melhor possível para se ganhar por um gol, evitou que os paulistas fizessem seu gol e agora se fizer um, obrigará a turma do Fernandão a fazer três, sem dúvida que ficou muito bom.
Apartir de agora, o Inter terá que utilizar o próprio São Paulo como exemplo, pois não poderá armar retranca semelhante e ficar somente na defesa, desistindo de atacar, pelo contrário, terá de atacar e mais acredito que fazendo um gol, liquidará com a fatura, pois até aqui na Libertadores a defesa colorada não tomou três gols em uma mesma partida. O segredo da classificação sem dúvida passa pela postura de não aceitar pressão e pela experiência de com calma trocar passes, prender a bola e fazer o tempo passar, criando nervosismo no adversário que se abrirá criando espaços para o contra ataque fatal.
Ainda há a possibilidade de que na próxima quinta o Inter garanta a participação no mundial interclubes de Dubai, basta uma vitória do Chivas no Chile e um empate colorado em São Paulo.
Apartir de agora, o Inter terá que utilizar o próprio São Paulo como exemplo, pois não poderá armar retranca semelhante e ficar somente na defesa, desistindo de atacar, pelo contrário, terá de atacar e mais acredito que fazendo um gol, liquidará com a fatura, pois até aqui na Libertadores a defesa colorada não tomou três gols em uma mesma partida. O segredo da classificação sem dúvida passa pela postura de não aceitar pressão e pela experiência de com calma trocar passes, prender a bola e fazer o tempo passar, criando nervosismo no adversário que se abrirá criando espaços para o contra ataque fatal.
Ainda há a possibilidade de que na próxima quinta o Inter garanta a participação no mundial interclubes de Dubai, basta uma vitória do Chivas no Chile e um empate colorado em São Paulo.
Assinar:
Postagens (Atom)