Diz o ditado popular que "bonitinho" é o um feio arrumado. Pois o esquema que o técnico Renato Portaluppi montou no Grêmio é exatamente isso um "bonitinho". Mas até quando um esquema que é a síntese do anti-futebol vai continuar dando certo? E quando passar esse efeito, terá o Grêmio alguma alternativa de jogo? Está certo relevar a segundo plano jogadores como Zé Roberto e Elano que se não tem a mesma entrega dos demais, ou não demonstram ter, tecnicamente são superiores e podem definir uma partida? São questões que o tempo responderá.
Renato montou o esquema de maneira emergencial, tinha um clássico Grenal, o primeiro do novo estádio gremista e a última coisa a se admitir seria um batismo colorado, então montou-se o retrancão e garantiu-se o resultado de empate, que quase foi uma vitória. Ocorre que o torcedor gremista gosta de entrega do time, de raça e identificação dos jogadores com esse perfil, e então decidiu-se manter o esquema, até pela falta de alternativas, visto as lesões que afastaram diversos jogadores mais técnicos. O time encorpou, pela quantidade de jogadores que precisavam provar sua competência e capacidade. Enquanto o Cruzeiro montou um elenco de qualidade e lidera o Brasileiro, o Grêmio corre de muletas atrás do puro sangue, imaginando que algo sobre natural possa parar o líder e permitir a aproximação do tricolor.
Agora já se fala em renovação de contrato de Renato para 2014, acho cedo. Quero antes ver alguma alternativa, algum indício de time bem montado, com mecânica de jogo para dar merecimento a Renato. O que ele mostrou até agora é que tem poder de fechar o grupo em torno de um ideal, mas futebol precisa mais. Esse esquema "bonitinho" precisa de alternativas, e precisa acima de tudo de uma forma de jogar construindo, propondo o jogo, situação que até agora não foi necessária, talvez aconteça contra o Corinthians no jogo de volta da Copa do Brasil e antevejo sérias dificuldades.
É necessário que se lembre o mesmo período, talvez um pouco mais tarde, em 2012. O Grêmio batia o São Paulo de virada dentro do Olímpico Monumental e a torcida bradava pela permanência de Vanderlei Luxemburgo, dando ao técnico todas as armas para colocar o novo presidente do clube (ainda em processo de eleição) em uma autêntica sinuca de bico.
Sei que há na direção do clube confiança no treinador, e creio que a antecipação na renovação, seja para antecipar o planejamento e principalmente a reformulação do grupo de jogadores, mas ainda acho cedo para tal, principalmente por que existem nomes disponíveis no mercado para desembarcar em Porto Alegre com capacidade de treinar o Grêmio em 2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário