Na última sexta-feira aconteceu a última rodada da Copa Metropolitana, e agora 15 de Novembro, Inter e Cerâmica tentam evitar o título antecipado do Novo Hamburgo, campeão do primeiro turno. O Anilado jogou em casa com o Inter B e focado na decisão da Willy Sanvitto, jogou com reservas e perdeu para o colorado que precisava do empate para garantir a classificação.
O Novo Hamburgo estabeleceu uma estratégia ousada para quem vinha optando por investir pouco nos segundos semestres, priorizando o Gauchão no início do ano. Após conquistar o primeiro turno da Metropolitana, dividiu o grupo em dois e passou a priorizar a conquista de vaga a Copa do Brasil via Willy Sanvitto. Classificou em primeiro e agora decide em casa, podendo voltar a mesclar alguns jogadores do grupo principal, buscar a conquista antecipada da Metropolitana e duas datas a mais no apertado calendário que a FGF montou. Se passar pelo 15 de Novembro com o grupo reserva, poderá decidir com o grupo titular, uma vez que a Willy Sanvitto já terá acabo. É a melhor equipe do interior do estado no segundo semestre e tem todas as condições de conseguir vaga a Copa do Brasil e Série D do Campeonato Brasileiro via Supercopa.
O 15 de Novembro, jogando com o grupo principal, bateu os reservas do São José e avançou na quarta posição, o grupo que fez um péssimo primeiro turno deu a volta por cima e conseguiu classificação na duas competições que disputa. Agora complicou a situação, o clube tem um grupo reduzido e que sofreu baixas com a sequência de jogos. A prioridade seria a Série A3, mas com a boa campanha da Metropolitana a direção manteve a equipe principal nos dois jogos. O 15 já fez a sua parte reabrindo o departamento de futebol em 2013, se ainda pretende mais alguma coisa que priorize uma das competições, entendo que não conseguirá nenhuma conquista, mas o passo mais importante já foi dado.
O Inter com seu grupo aspirante fez o que se esperava, classificou. Como em competições nacionais da base e em necessidade do grupo principal alguns jogadores são chamados, o grupo ai oscilar, talvez passe pelo Cerâmica, mas não deve conquistar o returno.
O tricolor gravataiense está em ascensão. Depois na derrota para o Novo Hamburgo, muitos deram a equipe como fora da disputa. Créditos a Gelson Conte e seu grupo de jogadores que não desistiram, venceram o 15 de Novembro em Campo Bom e o Cruzeiro em casa e com o empate de Grêmio e Aimoré chegaram pelas beiradas e classificaram. O ânimo obtido pela classificação, assim como aconteceu como o Aimoré no primeiro turno, pode levar o time a superar-se e chegar a final. Caso contrário, a direção começa a planejar 2014 e a volta a elite do futebol gaúcho, pela estrutura e planejamento o tricolor merece.
O Aimoré remou no segundo turno para tentar repetir o primeiro turno, quando depois de começar a competição sem ter definido seu grupo de jogadores, chegou a decisão e por detalhe não conquistou o título. 2013 já entrou na história do Índio Capilé, hora de pensar em 2014, uma reformulação se faz necessária na taba, pois o primeiro objetivo é permanecer onde se chegou a muito custo. O grupo que manteve o desempenho da reta final da Divisão de Acesso no primeiro turno da Metropolitana, caiu de produção e penou principalmente por não contar com soluções ofensivas. Gilmar Iser foi vítima da falta de tempo para treinar e não conseguiu manter a corda esticada.
O Grêmio jogou a Copa Metropolitana com intuito de dar ritmo de jogo a jogadores com contrato com o clube, mas que não vinham sendo aproveitados no grupo principal, assim como alguns que voltaram de empréstimos, sem aspirações maiores a não classificação em nenhum dos turnos não foi surpresa, pelo menos alguns jogadores da base ganharam experiência atuando contra jogadores mais rodados.
O Cruzeiro foi a decepção da Metropolitana, não classificou e não venceu na competição. Com uma equipe de garotos foi saco de pancadas. Não é desta forma que um clube forja jogadores, eles precisam de experiência e confiança. Se fosse somente para perder e gastar, seria mais produtivo não disputar a competição, acho que o clube somente atuou por pedido da FGF.
Nenhum comentário:
Postar um comentário