quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Renato Portaluppi quis assim, agora aumenta a responsabilidade na volta

O jogo com a Atlético-PR terminou com a vantagem mínima do time da casa. O tricolor gaúcho precisa vencer por dois gols de diferença para obter vaga na final da Copa do Brasil, única competição em que ainda tem chances reais de título. As ausências do trio ofensivo, mas que não marca gol há um tempo, refletiram no desempenho do time e a equipe passou praticamente toda a partida sendo pressionada. O posicionamento do time no gramado foi muito questionado por torcedores e jornalistas que consideraram a jovem dupla de ataque, responsável direta pelo mau desempenho.
O técnico Renato também foi muito citado e na minha opinião é o principal responsável, pois deixou de escalar jogadores mais experientes como Elano, Zé Roberto e até o próprio Maxi Rodriguez, que pelas ausências de Vargas e Barcos, poderia ter sido utilizado. A preferência  pela manutenção do esquema de jogo em detrimento da experiência foi fatal em uma partida decisiva, e isso acredito que não não teve o peso que merecia na avaliação do treinador.

Campo também prejudicou o Grêmio (Foto: Albari Rosa)
Elano foi utilizado no decorrer do jogo e melhorou o desempenho. Aos poucos ele vai recebendo mais espaço por parte de treinador. Zé Roberto está acertado com o São Paulo para a próxima temporada e já revelou isso ao técnico gremista, mas como bom profissional se colocou a disposição para atuar até o final do seu contrato em dezembro. Renato não gostou da notícia e simplesmente "arquivou" o seu camisa dez, por decisão do treinador, ele treina concentra e vai para os jogos, mas não será aproveitado. Entendo que nesta situação, a direção do clube deveria agradecer a Zé Roberto por serviços prestados e liberar o jogador, pois a sombra do meia perseguirá Renato enquanto ele estiver sem resultados positivos.
O problema de Maxi Rodriguez é mais simples, como é o quarto estrangeiro, só pode atuar na ausência de Riveros, Barcos e Vargas. Com o final do empréstimo o chileno deve retornar ao Napoli e com isso Maxi ganhará mais oportunidades em 2014.
Para o jogo de volta o Grêmio tem totais condições de vencer por dois a zero e eliminar o Atlético-PR, mas terá que manter seus cuidados defensivos, o time paranaense é rápido nos contra-ataques, e melhorar e muito sua produção ofensiva, para isso contará com o retorno de Barcos, Kleber e Vargas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário